7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Gráfico

palavras e imagens, ou vras-imagens-palavras-imag?

words and images, or rds-images-words-ima?

Resumo

O presente artigo discute a maneira como palavras e imagens, se utilizadas como palavras-imagens e imagens-palavras capazes de abarcar simultaneamente o componente explicativo e didático do docere, e o componente sedutor do movere e do placere (a partir dos conceitos de Adam e Bonhomme), têm a capacidade de saturar a peça gráfica de significados de modo a ampliar as possibilidades destes adaptarem-se, ser interpretados e reconhecidos a cada nova época e, por tanto, de modo a dotar aquela de uma maior perdurabilidade. A discussão decorre paralelamente num nível teórico e num nível prático mediante a análise de diversas peças gráficas.
Palavras-chave:Perdurabilidade, palavras, imagens

Abstract

This article discusses the way of words and images, if used as words-images and images-words capable of embracing the explaining and didactic component of docere, and the seducing component of movere and placere simultaneously, are capable of saturating the graphic design of meanings in a way that allows it to be adapted, interpreted and recognized at each new era in order to endow the graphic design with a longer life. The discussion occurs at the same time in both the theoretical and the practical levels by analyzing several graphic design works.
Keywords:Long-lived design, words, images

Referências bibliográficas

  • ROM, Josep. Els fonaments del disseny gràfic. 1.ed. Barcelona: Trípodos Ed. De Blanquerna, 2002. p.150. Traduzido pela autora.
  • SATUÉ, Enric. El diseño gráfico. 11.ed. Madrid: Alianza Edit., 2002. p.381.
  • CALVINO, Italo. Seis propuestas para el próximo milénio. 2.ed. Madrid:Ediciones Siruela, S.A, 1998. p.98.
  • SATUÉ, Op. Cit. p.157
  • PIGNATARI, Décio. Contracomunicação. 3.ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. p.59.
  • ZIMMERMANN, Del Diseño. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2002. p.29.
  • SANTAELLA, Lúcia. Imagem. Cognição, semiótica, mídia. 1.ed. São Paulo: Iluminuras Ltda., 2001. p.82.
  • NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2003. p.60.
  • SANTAELLA, Op. Cit. p.82-84.
  • CALVINO, Op. Cit. p. 97.
  • ECO, Umberto. Tratado geral de semiótica. 4.ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, S.A., 2003. p.152.
  • CALVINO, Ibid. p.100.
  • SOURIAU, E. Vocabularie d'Esthétique. París: PUF, 1990 apud. LEYRIA, Ana María. Discurso o imagen. Las paradojas de lo sonoro. 1.ed. Madrid: Ed. Fundamentos, 2003, p.105-118.
  • LEYRIA, Op. Cit, p.109.
  • Vorlesungen über die Ästhetik, ed. Clockner, III, p.239 apud. ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 4. ed. São Paulo: Ed. Marins Fontes, 1992.
  • SANTAELLA, Ibid., p.69.
  • BALTANÁS, José. Diseño e Historia. Invariantes. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2004. p.137.
  • SANTAELLA, Ibid. p.69.
  • BALTANÁS, José. Diseño e Historia. Invariantes. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2004.
  • CALVINO, Italo. Seis propuestas para el próximo milénio. Madrid: Ediciones Siruela, S.A, 1998.
  • CAMPOS, A. de; PIGNATARI, D. e CAMPOS, H. de. Mallarmé. São Paulo: Ed. Perspectiva, S.A., 2002.
  • CHAVES, Norberto. El oficio de diseñar. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2001.
  • ECO, Umberto. Tratado geral de semiótica. São Paulo: Ed. Perspectiva, S.A., 2003.
  • LEYRIA, Ana María. Discurso o imagen. Las paradojas de lo sonoro. Madrid: Ed. Fundamentos, 2003.
  • NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Editora Ática, 2003.
  • PIGNATARI, Décio. Contracomunicação. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
  • ROM, Josep. Els fonaments del disseny gràfic. Barcelona: Trípodos Ed. De Blanquerna, 2002.
  • SANTAELLA, Lúcia. Imagem. Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras Ltda., 2001.
  • SATUÉ, Enric. El diseño gráfico. Madrid: Alianza Edit., 2002.
  • ZIMMERMANN, Yves. Del Diseño. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2002.