7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Interfaces Digitais

noh - conexões de conhecimento

noh - Knowledge Connections

Resumo

noh é um sistema multimídia, de apoio ao estudante de Ensino Médio do Brasil urbano. Este sistema é um produto da influência das novas mídias na educação. Seu conteúdo é o programa das disciplinas de física, química e biologia, e seu objetivo consiste em integrar as informações do currículo acadêmico com a vivência fora do ambiente escolar, estimulando o aluno a criar suas próprias associações e refletir sobre o assunto apresentado. Foram projetadas a arquitetura de informação e as “telas-tipo", viabilizando um futuro desenvolvimento do sistema completo. Neste processo foram estudadas questões de didática e associação de idéias, interatividade e interface. As múltiplas formas de obtenção de informação foram analisadas e traduzidas para o ambiente virtual, dando origem a diferentes formas de comunicação, distribuídas por seções. Os estudos de layout, cor, tipografia e iconografia se deram com o objetivo de facilitar a orientação do usuário e a aprendizagem, tanto do conteúdo, quanto do próprio sistema.
Palavras-chave:interatividade, educação, design

Abstract

noh is a multimedia didactic system to support high school students in Brazil. This system is a product of the influences of the new media on education. It contains the full program for high school Physics, Chemistry and Biology and it aims to integrate curricular information with life experience outside the school environment, stimulating the student to create his/her own associations and reflect on the presented subject. The information architecture and wireframes were designed, making the future development of the complete system possible. In this process questions of didactics, mind mapping, interaction and interface were studied. The different ways to obtain information were analysed and adapted to the virtual environment, providing new forms of communication, distributed in sections. Studies of layout, typography, color and image were done aiming an easier user orientation and learning of both the academic content and the system itself.
Keywords:interaction, education, design

Referências bibliográficas

  • BELLONI, Maria Luiza (org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
  • CAMPOS, Gilda Helena B. de. A qualidade em software educacional. In http://www.cciencia.ufrj.br/Publicacoes/Artigos/EduBytes95/QUalidadeSE.htm visitado em julho 2005.
  • CEREJA, José Ricardo. Information design for developing educational interfaces. In SPINILLO, Carla & COUTINHO, Solange (eds.) Selected Readings of the Information Design International Conference. Recife: Sociedade Brasileira de Design de Informação, 2003.
  • GOIDANICH, Maria Elisabeth. Mídia educação: um longo caminho a percorrer. In http://www.comunic.ufsc.br/ visitado em abril 2005.
  • MULLET, Kevin & SANO, Darrell. Designing Visual Interfaces, Communication Oriented Techniques. Mountain View: SunSoft Press, 1995.
  • NIELSEN, Jakob. Usability of Websites for Teenagers. In http://www.useit.com/alertbox/20050131.html visitado em maio 2005.
  • PRETTO, Nelson de Luca & SERPA, Luis Felipe Perret. A educação e a sociedade da informação. In P. Dias & C. V. Freitas (eds.), Desafios 2001: Actas da II Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (pp. 21-41). Braga: Centro de Competência Nónio da Universidade do Minho, 2001.
  • SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, caminho para a cidadania. In www.universia.com.br/html/materia/materia_dcbj.html visitado em abril 2005.
  • WITHROW, Jason. Site Diagrams: Mapping an Information Space. In http://www.boxesandarrows.com/archives/site_diagrams_mapping_an_information_space.php visitado em junho 2005