7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Semiótica

Signos Expressivos para Embalagens de Sucesso

Expression Signs for Packings of Success

Resumo

A natureza dinâmica do desenho permite classificá-lo como uma modalidade de conhecimento autônomo, cuja capacidade de acessar conceitos e instigar reflexões se resolve por si próprio, ultrapassando o simples embevecimento provocado pelas suas representações. Através das quais, ao longo dos tempos e das civilizações, pode-se determinar a amplidão das aplicações do desenho sem, no entanto, lhe auferir por completo a sua prerrogativa máxima: desenvolver as possibilidades do conhecimento humano. Partindo de uma dessas possibilidades, o design de embalagens pode revelar o seu impacto no mercado consumidor através da estruturação de uma valorosa composição simbólica, tendo como base o pensamento semiótico.
Palavras-chave:Desenho, Embalagem, Signo

Abstract

The dynamic nature of the drawing allows to classify it as a knowledge modality autonomais, whose capacity to have access concepts and to instigate reflections if decides for proper itself exceeding the simple enchanted provoked for its representations. Through which, to the long one of the times and the civilizations, the extension of the applications of the drawing can be determined without, however, to gain to it for complete its maximum prerogative: to develop the possibilities of the human knowledge. Leaving of one of these possibilities, design of packings can disclose its impact in the consuming market through the structuration of the worth symbolic composition, having as base the semiotics thought.
Keywords:Drawing, Packing, Sign

Referências bibliográficas

  • ARNHEIM, Rudolf (1988): A Dinâmica da Forma Arquitetônica. Editorial Presença, Lisboa.
  • GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Desenhismo. 2ª ed. – Santa Maria, RS: Ed. da Universidade Federal de Santa Maria, 1996. 119p.
  • GUIMARÃES, Leda Maria de Barros. Desenho, Desígnio, Desejo: Sobre o Ensino de Desenho. Teresina: Ed. Da UFPI, 1996.
  • GULLAR, Ferreira. Etapas da Arte Contemporânea - Do Cubismo à Arte Neo Concreta. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 1998. 301р.
  • HOWARTH, Eva. Breve História da Arte: Antigo Egito. Lisboa: Presenta, 1993. 123p ISBN 9722318802(ENC.).
  • MESTRINER, Fábio. Design de Embalagem – Curso Básico. 2ª Edição Revisada. Editora Makron Brooks. São Paulo-SP. 2002.
  • NIEMEYER, Lucy. Elementos da Semiótica Aplicados ao Design. 2AB. Rio de Janeiro. 2003.
  • SANTAELLA, Lúcia. Estética: de Platão a Peirce. 2ª Edição. Editora Experimento. São Paulo-SP. 1994. 224p.; 21 cm; ISBN: 85-85597-06-2.
  • SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. Editora Brasiliense. São Paulo - SP. 2004, 20ª reimpressão. 1983, 1ª edição. – (Coleção primeiros passos; 103).
  • SANTAELLA, Lúcia. Teoria Geral dos Signos. 1ª Edição. Editora Pioneira. São Paulo – SP. 2000.