7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Estudos de Subjetividade

Design de Experiência e de Emoção: Em Busca de Conhecimento Sobre o Ser Humano

Emotional and Experience Design: Searching for Human-being Knowledge

Resumo

O artigo procura examinar os pressupostos e a fundamentação de algumas propostas relativamente recentes no campo de design, como o design da emoção e o design da experiência, focalizando especialmente as noções relativas ao humano, ao sujeito e à subjetividade subjacentes a essas propostas e às teorias que as fundamentam. Questiona, ainda, os limites da idéia segundo a qual seria possível, através da atividade projetual, produzir e/ou evocar, no usuário, experiências e emoções previamente determinadas.

Abstract

This text aims at reviewing the basis of some recent proposal advanced in the area of Design studies, namely the proposals of emotional and experience design, focusing specially on the notions of subjective experience that underlay these proposals and on the theories that they employ as references. It also questions the limits of the idea according to which it would be possible to produce previously determined experiences and emotions on the user through project activity.

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