7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Gráfico

Design gráfico: a linguagem visual no livro de literatura infantil

Graphic design: the visual language in the book of infantile literature

Resumo

A massificação da imagem como meio de comunicação na atualidade provocou considerável transformação na indústria cultural. A literatura que outrora se ocupava apenas da linguagem escrita como código possível de informação, vem cada vez mais acrescida de imagens. Assim, surgiu a necessidade da alfabetização visual que permite ao leitor assimilar criticamente as imagens com as quais se confronta. Este artigo apresenta uma reflexão sob os códigos imagéticos presentes nos livros de imagem destinados a criança na fase de pré-aprendizagem e sua participação na produção de sentido. Para tanto, considerou-se aspectos teóricos que regem as leis da Gestalt e sintaxe visual.
Palavras-chave:design gráfico, alfabetização visual, literatura infantil

Abstract

The popularization of the image as middle of communication in the present time provoked considerable transformation in the cultural industry. The literature that formerly was just in charge of the language written as possible code of information, it comes more and more added of images. However, it appeared the need of the visual literacy that allows to the reader to assimilate the images critically with which it is confronted. This article presents a reflection under the codes present image in the image books destined the child in the learning phase and your participation in the sense production. For so much, he/she was considered theoretical aspects that govern the laws of Gestalt and visual syntax.
Keywords:graphic design, visual literacy, infantile literature

Referências bibliográficas

  • ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira EDUSP, 1980.
  • AUMONT, Jacques. A imagem. São Paulo: Papirus Editora, 2001.
  • CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil; Coleção Apoio, Belo Horizonte: Editora Lê, 1995.
  • COELHO, Nelly Novaes. Panorâmico histórico da Literatura Infantil Juvenil. São Paulo: Àtica, 1991.
  • DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • FERRARA, Lucrecia de Alessio. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 1993.
  • GARDNER, Howard. Estruturas da Mente – A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
  • GUEDES, Avelino. Cobra-Cega. Coleção Hora da Fantasia, 5.ed. São Paulo: Editora Moderna, 1990.
  • JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Papirus, 1994.
  • KANDINSKY, Wassily. Ponto, Linha, Plano. Tradução de José Eduardo Rodil. Edições 70, 1970.
  • LAGO, Ângela. Outra Vez. 7.ed. Belo Horizonte: Editora Miguilim, 1984.
  • PASSOS, Isabel Cristina. Tapete Verde. Coleção Conte esta História, 2. ed. Belo Horizonte: Editora Vigília, 1984.
  • PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
  • ______. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
  • SANTAELLA. Lúcia & NÖTH, Winfried. A imagem – cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Editora Iluminura, 1997.