7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Design e Marketing: Elementos essenciais para a competitividade

Design and Marketing: Essential elements for the competitiveness

Resumo

A atividade design tem ganhado novos parâmetros com a inserção do marketing, visto que deixou de ser relacionado somente ao visual para se tornar um elemento de diferencial e estratégia. Dentro de um mercado altamente competitivo o design e o marketing tornaram-se ferramentas importantes para que um produto ou serviço tenha condição de participar do mercado, ou até mesmo alcançar novos segmentos ou ainda reforçar essa participação. O presente artigo apresenta a importância de aliar as estratégias de marketing ao design gráfico, além de demonstrar que estes elementos juntos possibilitam resultados altamente satisfatórios.
Palavras-chave:design, marketing, competitividade

Abstract

The activity design has been winning new parameters with the insert of the marketing, because it left of being only related to the visual to become a differentiate element and strategy. Inside of a market highly competitive the design and the marketing became important tools so that a product or service has condition of participating in the market, or even reaching new segments or still to reinforce that participation. The present article presents the importance of allying the strategies of a marketing plan to the graphic design, besides demonstrating that these together elements make possible results highly satisfactory.
Keywords:design, marketing, competitiveness

Referências bibliográficas

  • ALMANAQUE. Sandália Havaianas. Disponível em: . Acesso em: 05 de jan. 2006.
  • BRASIL, Luiz. RITTO, Antonio Carlos de Azevedo. Estratégia e Design nas Organizações. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Brasília, 2002. Anais do I Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Brasília, 2002.
  • CNI, SENAI. Identificação da demanda de Design no Nordeste do Brasil. Teresina, SEΝΑΙ, 1999.
  • D'AVILLA, Fabianne Bettega. A importância do design gráfico como ferramenta estratégica de marketing na formação da imagem corporativa. 2004. 54fls. Monografia – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.
  • DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • DEMARCHI, Ana Paula Perfetto. REGO, Raul Amaral. Marketing e Design: Ferramentas de Integração Organizacional nas Empresas. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Brasília, 2002. Anais do I Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Brasília, 2002.
  • ESCOREL, Ana Luisa. O Efeito multiplicador do design. São Paulo: Senac, 2000.
  • KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 4ª edição. São Paulo: Editora. Atlas, 1998.
  • MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO. Leis, medidas, programas de incentivo. Disponível em . Acesso em: 29 ago. 2005.
  • NIEMEYER, Carla. Marketing no design gráfico. Rio de Janeiro: 2ab, 2002.
  • PELETEIRO, Ronaldo Gaião. PEQUINI, Suzi Mariño. O Design como instrumento estratégico de promoção de competitividade industrial. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Brasília, 2002. Anais do I Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Brasília, 2002.
  • PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS. Design competitivo faz a diferença. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2005.
  • PEREIRA, Lia Krücken. AGUIAR, Carla Arcoverde de. MERINO, Eugenio. BOLZAN, Ariovaldo. Gestão do design nas organizações: proposta de um modelo de implementação. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Brasília, 2002. Anais do I Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Brasília, 2002.
  • PORTAL DA PROPAGANDA. Design Competitivo. Disponível em . Acesso em: 24 ago. 2005.
  • SILVA, Claudete Barbosa da. ROSSETTO, Carlos Ricardo. SOUZA, José Waldemar Gonçalves. Integrando o design ao ambiente empresarial. In: II Congresso Internacional de Pesquisa em Design, Rio de Janeiro, 15 a 18 de out. 2003. Anais do II Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro, 2003.