7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Monograma “lucas bandeira”: uma proposta metodológica para o design de identidade visual

Monogram “lucas bandeira”: a methodological proposal for visual identity design

Resumo

Esse estudo propõe a incorporação de uma ferramenta aplicada na criação de marcas para empresas em geral como uma ferramenta metodológica de maneira a contribuir para o processo de design de identidade visual. A utilização desse método visa orientar o processo de seleção do conceito bem como permitir um maior detalhamento na elaboração da configuração final da marca. Adaptando-se a aplicação dessa ferramenta ao cenário em questão, o desenvolvimento de um monograma, tem-se no lugar da empresa, o próprio cliente que busca comunicar determinados conceitos por meio de sua marca.
Palavras-chave:ferramenta, desenvolvimento, monograma

Abstract

This study suggests the incorporation of a tool, generally used on corporate branding, as a methodological tool, in a contribution for the visual identity design process. The application of this method aims to guide the process of the concept selection as well as it specifies the development of a final configuration for the brand. Adapting the application of this tool to this specific study, the development of a monogram, instead of a company, the client is a person, who wishes to communicate specific concepts with his brand.
Keywords:Tool, development, monogram

Referências bibliográficas

  • FARINA, M. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 1986.
  • GOMES FILHO, J. Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma. São Paulo: Escrituras, 2000.
  • PEÓN, M. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
  • RIBEIRO, M. Planejamento Visual Gráfico. 8 ed. Brasília: LGE, 2003.
  • VASCONCELOS, M. A marca que você é: criando marcas pela percepção do cliente. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.