7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Do design do livro ao design da leitura

From book design to reading design

Resumo

Pesquisas no âmbito do Design do Livro têm evidenciado a necessidade de se ampliar o conceito de leitura e de se formar profissionais aptos a compreenderem que cada leitor é fruto de vivência própria. Para o designer, o projeto deve começar com a observação das práticas de sala de aula, espaços e políticas de formação do leitor e mediadores da leitura, entendidos enquanto agentes culturais (comunicadores, museólogos e bibliotecários), agentes produtivos (autores, editores e designers), e agentes formadores (professores, pedagogos e familiares). Tal necessidade de formação de designers e mediadores conscientes dessa realidade levou o Núcleo de Estudos do Design do Livro da PUC-Rio a elaborar um curso a distância de utilização de ambientes virtuais. O presente trabalho constitui o relato das bases conceituais deste curso.
Palavras-chave:Design da Leitura, Educação, Curso a distância

Abstract

The need for a broader meaning of reading and the idea that each reader is the result of individual experiences have been shown by recent research on Book Design. A design project in this area must begin with the observation of what is done in the classroom by students as well as in other spaces which account for the formation of readers and other mediators of reading, such as teachers and publishers. This need for preparing mediators has led the PUC-Rio's Study Group in Book Design to create a distance education course utilizing virtual environments. The present work the a report of the conceptual basis of this course.
Keywords:Readind Design, Education, Distance Education

Referências bibliográficas

  • BELLEI, Sérgio Luiz Prado (2002). O livro, a literatura e o computador. São Paulo: EDUC; Florianópolis: UFSC.
  • CHARTIER, Roger. A ordem dos livros; leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. São Paulo : Editora Universidade de Brasília, 1994.
  • CHARTIER, Roger (org). Práticas da leitura. São Paulo : Estação Liberdade, 1996.
  • COELHO, Luiz A.L.; PIRES, Julie e VILANOVA, Renata. O livro e seu afeto agregado. Anais do Simpósio Semiótica e Design. Rio de Janeiro, Laboratório da Comunicação no Design da PUC-Rio,/LCD, 2003, CD-Rom.
  • COELHO, Luiz A. L. Livro:amor e desafeto. In: Anais do P&D Design 2004. São Paulo: FAAP, 2004.
  • COUTO, Rita M. e OLIVEIRA Alfredo J. (org). Formas do Design. Rio de Janeiro, PUC-Rio - 2AB, 1999.
  • FARBIARZ, Alexandre e FARBIARZ, Jackeline. As novas variáveis na produção de sentidos da leitura. In: Anais do P&D Design 2004. São Paulo: FAAP, 2004.
  • FARBIARZ, Jackeline e FARBIARZ Alexandre. Design da leitura: uma questão de conduta. São Paulo: Revista Info Design, 2006 (no prelo).
  • O designer como mediador entre o livro e o leitor. In: Anais do P&D Design 2004. São Paulo: FAAP, 2004.
  • FARBIARZ, Jackeline. Utopia e realidade na atuação do professor de língua e literatura. São Paulo: Faculdade de Educação, USP, Tese de Doutorado, mar. 2001.
  • ISER, Wolfgang. O ato da leitura : uma teoria do efeito estético. v.1-2, São Paulo : Ed. 34, 1996.
  • LIMA, Emilia Freitas de. Começando a ensinar: começando a aprender?. São Carlos: Universidade de São Carlos, Tese de Doutorado, 1996.
  • MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
  • PIRES, Julie de Araújo. A reconstrução do livro: um estudo em Design acerca das possibilidades do livro a partir da hipertextualidade eletrônica. Rio de Janeiro : Departamento de Artes & Design, PUC-Rio, Dissertação de Mestrado, abr. 2005.
  • ROCCO, Maria Teresa Fraga. Literatura, ensino: uma problemática. São Paulo: Ática, 1981.