7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Gráfico

Influências da diversidade cultural no design de embalagens

Influences of the cultural diversity on the packaging design

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo trazer uma contribuição aos estudos e pesquisas acerca das relações entre design e cultura. Considerando as mudanças expressas pela globalização e com base em um estudo de caso desenvolvido junto a uma rede de supermercados atuante no Brasil, oferece uma perspectiva importante sobre as influências culturais no design de embalagens, a partir da análise da variação da percepção de embalagens de produtos importados pelo consumidor. Salienta a necessidade de se considerar a diversidade cultural no design de embalagens, com vistas a uma maior eficiência na comunicação de mensagens, bem como na comercialização de produtos nos vários mercados.
Palavras-chave:design, cultura, embalagem

Abstract

The principal objective of this article is to contribute to the studies and researches on the relationship between design and culture. Considering the expressive changes from globalization and a study performed by a supermarket chain in Brazil, the variance analysis of consumers' perception of imported products offers an important perspective of the cultural influences on design packaging. Thus, the necessity to consider the cultural diversity of design packaging, leading to an improved efficiency in the communication of messages and also the commercialization of products in different markets.
Keywords:design, culture, packaging

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