
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Trabalhos aprovados para pôster
Design, currículo e interdisciplinaridade, reflexões a partir do projeto "design e educação patrimonial”.
Design, curriculum and intersubjectivity, reflections from the project "design and patrimonial education”.
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- AIRES, A. M. P. Interdisciplinaridade e educação, considerações sobre o papel da universidade na viabilização de tal proposta. In Anais do XVI EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Educação, Pesquisa e Diversidade Regional. São Cristóvão, SE. Editora UFS, 2003.
- CAPRA. F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 2003.
- COUTO, R. M. de S. RIBEIRO, F. da F. Formas do Design: por uma metodologia interdisciplinar. RJ, 2AB, PUC-Rio, 1999.
- FAZENDA, I. Interdisciplinaridade, um projeto em parceria. 5ª ed. São Paulo, Loyola, 2001.
- (org.) Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1995.
- GUIMARÃES, A. L. S. V. O papel dos artefatos nas dinâmicas das relações domésticas: levantando elementos para uma pesquisa interdisciplinar. Brasília, de 2002. In: Anais do 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D Design. Brasília: UNB, 2002.
- HORTA, M. de L. P, GRUNBERG, A. Q. M. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Museu Imperial, 1999.
- PARAÍSO, M. A. Diferença em si no currículo. In Reunião Anual da ANPEd. 2005, 28ª, Caxambu 16 à 19 out 2005. Disponível em http:// www.anped.org.br/inicio3.html. Acesso em 12.03.2006.
- _. Currículo-mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil. In Reunião Anual da ANPEd. 2003, 26ª, Poços de Caldas 5 a 8 de out. 2003. Disponível em http://www.anped.org.br/inicio3.html. Acesso em 12.03.2006.
- PEÑA, M. D. J. Interdisciplinaridade: questão de atitude. In. FAZENDA, I. C. A. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1995.
- SILVA, T. T. da. Dr. Nietzsche, curriculista – com uma pequena ajuda do professor Deleuze. In Reunião Anual da ANPEd, 24ª, Caxambu 7 a 11 de out. 2001. Disponível em: http://www.anped.org.br/24/tp1.htm#gt12. Acesso em 13.03.2006.
- WILMER, C. Design, Ensino e Universidade: naturezas interdisciplinares. In. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 6, São Paulo 13 à 16 out. 2004.Anais do 6° P&D Design. São Paulo: FAAP, 2004.