7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Design, currículo e interdisciplinaridade, reflexões a partir do projeto "design e educação patrimonial”.

Design, curriculum and intersubjectivity, reflections from the project "design and patrimonial education”.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a questão da interdisciplinaridade no processo de ensino de design. Tomaremos como objeto de análise, exemplificação e reflexão as experiências desenvolvidas no projeto "Design e Educação Patrimonial” concebido e realizado no curso de Design de Interface Digital do Instituto de Ensino Superior FUCAPI em Manaus-AM.Tencionamos refletir, à luz das teorias curriculares contemporâneas, procurando entender em que medida as possibilidades e impossibilidades de uma prática pedagógica nos currículos de design se efetiva a partir das ressignificações e do diálogo interdisciplinar.
Palavras-chave:ensino, interdisciplinaridade, currículo

Abstract

This study's goal is to think about the intersubjectivity matter in the design education process. We will take for analysis, exemplification and reflection the experiences developed in the project “Design and Patrimonial Education" conceived and carried out in the Digital Interface Design Course from FUCAPI Education Institute in Manaus-AM. We intend to reflect about this matter under the contemporaneous curricular theories light by trying to understand how the possibilities and impossibilities of a pedagogical practice in the design curriculum can be applied from the new significations and intersubject dialogue.
Keywords:education, intersubjectivity, curriculum

Referências bibliográficas

  • AIRES, A. M. P. Interdisciplinaridade e educação, considerações sobre o papel da universidade na viabilização de tal proposta. In Anais do XVI EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Educação, Pesquisa e Diversidade Regional. São Cristóvão, SE. Editora UFS, 2003.
  • CAPRA. F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 2003.
  • COUTO, R. M. de S. RIBEIRO, F. da F. Formas do Design: por uma metodologia interdisciplinar. RJ, 2AB, PUC-Rio, 1999.
  • FAZENDA, I. Interdisciplinaridade, um projeto em parceria. 5ª ed. São Paulo, Loyola, 2001.
  • (org.) Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1995.
  • GUIMARÃES, A. L. S. V. O papel dos artefatos nas dinâmicas das relações domésticas: levantando elementos para uma pesquisa interdisciplinar. Brasília, de 2002. In: Anais do 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D Design. Brasília: UNB, 2002.
  • HORTA, M. de L. P, GRUNBERG, A. Q. M. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Museu Imperial, 1999.
  • PARAÍSO, M. A. Diferença em si no currículo. In Reunião Anual da ANPEd. 2005, 28ª, Caxambu 16 à 19 out 2005. Disponível em http:// www.anped.org.br/inicio3.html. Acesso em 12.03.2006.
  • _. Currículo-mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil. In Reunião Anual da ANPEd. 2003, 26ª, Poços de Caldas 5 a 8 de out. 2003. Disponível em http://www.anped.org.br/inicio3.html. Acesso em 12.03.2006.
  • PEÑA, M. D. J. Interdisciplinaridade: questão de atitude. In. FAZENDA, I. C. A. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1995.
  • SILVA, T. T. da. Dr. Nietzsche, curriculista – com uma pequena ajuda do professor Deleuze. In Reunião Anual da ANPEd, 24ª, Caxambu 7 a 11 de out. 2001. Disponível em: http://www.anped.org.br/24/tp1.htm#gt12. Acesso em 13.03.2006.
  • WILMER, C. Design, Ensino e Universidade: naturezas interdisciplinares. In. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 6, São Paulo 13 à 16 out. 2004.Anais do 6° P&D Design. São Paulo: FAAP, 2004.