7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Cultura

Design vernacular: o objeto improvável como signo de resistência

Vernacular design: the improbable object as a sign of resistance

Resumo

Este trabalho trata da identificação e análise de artefatos¹ criados por vendedores ambulantes de São Paulo que produzem e comercializam, não só o produto de venda, mas também os objetos que transportam a mercadoria. Esses artefatos, que denominamos como “design vernacular urbano” são criados por um indivíduo ou uma comunidade para atender às necessidades básicas e concretas na luta pela sobrevivência. Originários de uma cultura híbrida, da fusão entre o global e o local, do centro e da periferia revelam através da forma e função, aspectos referentes ao meio ambiente, a organização social, a tecnologia empregada, e a cultura do indivíduo ou comunidade.
Palavras-chave:design vernacular, hibridismo, cultura

Abstract

This paper focuses on the identification and analysis created by street vendors in São Paulo who produces and sell not only their sales product, but also the objects that transport the produce. These artifacts, which we label as “urban vernacular design" are created by an individual or a community in order to cover for the basic and concrete needs in the struggle for survival. Coming originally from a hybrid culture, from the fusion between the global and the local, the center and the periphery reveal, by means of form and function, aspects related to the environment, social organization, the technology employed, and the culture of the individual or the community.
Keywords:vernacular design, hybridism, culture

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