7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Design e Fotografia: Projetos Visuais

Design and Photography: Visual Projects

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em design e fotografia, explorando poéticas visuais em caráter experimental. A investigação toma por base o estudo e a análise de imagens representando um mundo imaginário; bem como o desenvolvimento projetual presente em sua articulação visual. Busca identificar o trabalho de designers e fotógrafos envolvidos nestes projetos, como também os sistemas fotográficos usados em sua construção. O método de trabalho envolve pesquisa teórica, histórica e prática. Por fim, a produção de ensaios fotográficos, resultantes deste processo, ajuda a ampliar a compreensão da análise teórica por meio da experiência prática.
Palavras-chave:design, fotografia, poéticas

Abstract

This paper presents the results of a research exploring experimental visual poetics in design and photography. The investigation is based on study and analysis of images representing an imaginary world, as well as the project development in its visual articulation. It seeks to identify both the work of designers and photographers involved in these projects and the photographic systems used in their making process. The method of work combines theoretical, historical and practical research. The production of photographic essays, resulting from this process, helps to extend the understanding of the theoretical analysis by means of practical experience.
Keywords:design, photography, poetics

Referências bibliográficas

  • BARTHES, R. A câmara clara. Tradução de Manuela Torres. Lisboa: Edições 70, 1980.
  • BATCHEN, G. Burning with desire: the conception of photography. Cambridge: The Massachusetts Institute of Technology Press, 1999.
  • BURGIN, V. Thinking photography. Londres: Macmillan, 1982.
  • COELHO, L. A. L. Percebendo o método. In: “Formas do design: por uma metodologia interdisciplinar”. COUTO, R. M. de S. e OLIVEIRA, A. J. (org.). Rio de Janeiro: 2AB:PUC-Rio, 1999.
  • COUTO, R. M. de S. e OLIVEIRA, A. J. (org.). Formas do design: por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB:PUC-Rio, 1999.
  • MELO, C. H. de. Signofobia. Coleção TextosDesign. São Paulo: Edições Rosari, 2005.
  • MOURA, M. O design de hipermídia. Tese de doutorado não publicada. SP: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003.
  • PEIRCE, C.S. Collected Papers. Vol. 1-3. Editores: C. Hartshorne e P. Weiss. Cambridge: Harvard University Press, 1931-1933.
  • PORTINARI, D. B. A noção de imaginário e o campo do design. In: "Formas do design: por uma metodologia interdisciplinar”. COUTO, R. M. de S. e OLIVEIRA, A. J. (org.). Rio de Janeiro: 2AB:PUC-Rio, 1999.
  • SANTAELLA, L. e NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
  • SCHAEFFER, J.M. A imagem precária. Campinas: Papirus, 1996
  • SILVA, J. The aesthetic of illusion in advertising photography. Tese de doutorado não publicada. GB: Central Saint Martins College of Art and Design, Universidade das Artes de Londres, 1999.
  • WILLIAMS, R. Keywords: a vocabulary of culture and society. Londres: Fontana Press, 1988.