7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Desenho Técnico, apreender com situações-problema reais.

Technical Drawing, learning with real situations-problem.

Resumo

O conhecimento, aplicação e interpretação das normas de Desenho Técnico são necessários àqueles profissionais envolvidos no processo projetual, motivo pelo qual está presente na maioria dos currículos dos cursos de Desenho Industrial, Programação Visual. Porém, a bibliografia existente não contempla exercícios específicos para a área de design gráfico. Desta maneira, este artigo sugere uma estratégia de ensino-aprendizagem que propicie ao aluno apreender o conteúdo de Desenho Técnico de forma mais dinâmica. A proposta é expor o aluno a situações-problema reais ou representações de problemas reais, onde ele identifique a aplicação do Desenho Técnico em cada fase do projeto, desde o esboço até o desenho de apresentação final.
Palavras-chave:Desenho Técnico, Metodologia de Ensino, Design

Abstract

The knowledge, application and interpretation of Technical Drawing norms are necessary to the professionals involved in the design process, and for those reasons it is included in the majority of Industrial Design/Visual Programming courses' curriculum. However, the existing bibliography does not contemplate specific exercises for the area of graphical design. In this way, this article suggests a teach-learning strategy that propitiates the student to learn the content of Technical Drawing in a more dynamic way. The proposal is to expose the student to real situation-problem or to representations of real problems, allowing him to identify the application of Technical Drawing in each project phase, from sketch to the final drawing.

Referências bibliográficas

  • GIESECKE, F. E. [et al] Comunicação Gráfica Moderna. Porto Alegre: Boockman, 2002.
  • GOMES, L. V. N. (Co-autor). STEINER, A. A. (Co-autor). Debuxo. Santa Maria (RS): Editora UFRG, 1997.
  • MONTENEGRO, G. A. A perspectiva dos profissionais: sombras, insolação, axometria. São Paulo :E. Blucher, c1983.
  • MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.