7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Sustentabilidade

Eco-Gestão do Design, uma Possibilidade Urgente

Eco-management of Design, an urgent possibility

Resumo

Este artigo pretende discorrer sobre a possibilidade e a necessidade da gestão do design incorporar em seu escopo os conceitos de psicologia ambiental e Eco-design. Tendo como finalidade uma reflexão acerca das vantagens econômicas de uma política ecológica em prol da regeneração psico-ambiental. Para tanto, o marketing ecológico se apresenta como ferramenta que possibilita esta postura, tendo em vista a crescente discussão sobre dos problemas ecológicos que enfrentamos atualmente.
Palavras-chave:gestão do design, eco-design, marketing ecológico, psicologia ambiental

Abstract

This article intends to discourse about possibility and the necessity of the management of design to incorporate in its target the concepts of ambient psychology, eco-design. Having as purpose a reflection concerning the economic advantages of one ecological politics in favor of psycho- environmental regeneration. For in such a way, the ecological marketing if presents as tool that makes possible this position, in view of the increasing quarrel on of the ecological problems that we face currently.
Keywords:design management, eco-design, environmental marketing, environmental psychology

Referências bibliográficas

  • ANDRADE, C. Arquitetura ecológica Entrevista concedida ao site Portal Flex. Disponível em: http://www.flexeventos.com.br/detalhe_01.asp?url=artigos_arqecologica.asp. Acesso em: 12 nov. 2005.
  • CAPRA, F. Humanização, Desenvolvimento e o Modelo Econômico Mundial. Transcrição da palestra proferida em CURITIBA – 21 de outubro de 2004. Disponível em: http: //www.creapr.org.u/crea/html/capra/umanização.pdf Acesso em: 11 nov. 2005.
  • CHAMORRO, A (2001): “El Marketing Ecológico”, [en línea] 5campus.org, Medio Ambiente Disponível em: http://www.5campus.org/leccion/ecomarketing> [y añadir fecha consulta. Acesso em: 11 nov. 2005.
  • LÖBACH, B. Design Industrial. Rio de Janeiro: Edgard Brücher, 2001.
  • PILOTTO, J. - Áreas Verdes para a Qualidade do Ambiente de Trabalho: Uma Questão Eco-ergonômica. Dissertação de mestrado, Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, 1997.
  • RAMOS, J. - Alternativas para o projeto ecológico de produtos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
  • SANTOS, M. R. Design, produção e uso dos elementos dos artefatos: uma abordagem a partir da Teoria da Atividade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Tecnologia. Curitiba: CEFET-PR, 2000.
  • TEIXEIRA, A.. The Environmental Management Systems as a Tool of the Green Marketing. Conferência de Marketing e Administração do BALAS (Business Association for Latin American Studies). Caracas, VE; 14/04/2000. Disponível em: Acesso em: 12 nov. 2005.
  • TOMELIN, K. A Significação da Relação Homem Natureza: Contribuições Da Perspectiva Teórica Histórico Cultural De Vygotsky Nones Blumenau, 2001 Trabalho de conclusão de curso Bacharel em psicologia.
  • WORLD BUSINESS COUNCIL FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT – WBCSD. Measuring Eco-efficiency: a Guide to Report Company Performance. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2005.
  • LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA AMBIENTAL. O que é psicologia ambiental? Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2005.