7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Design de embalagem: um espelho da sociedade

Package design: the mirror of the society

Resumo

Este trabalho demonstra a importância do design de embalagem como tradutor inequívoco da sociedade em que atua. As características mais intrínsecas da comunidade, como comportamentos, relações interpessoais, culturais, históricas e econômicas podem ser lidas e entendidas mesmo que inconscientemente através da comunicação das embalagens. O momento sócio-econômico pelo qual passa uma determinada comunidade também fica claro através da apresentação dos seus produtos. O presente estudo também mostra como conseqüência, a responsabilidade que o designer assume ao projetar uma embalagem seja gráfica ou tridimensionalmente, uma vez que deve entender a sociedade e sua situação atual de forma ampla, clara e profunda.
Palavras-chave:embalagem, sociedade, comportamento

Abstract

This paper conveys the importance of a design on a package, as being an exact reflection of a given society. The most inherent characteristics of a community such as its behavior, interpersonal, cultural, historical and economical relations can be captured and understood, even if unconsciously, through the packing communicating designs. The social-economical status, which the community has been undergoing, is also comprised upon the product submission. Likewise, the present study shows, as a consequence, the responsibility assumed by the designer when committed to project a certain packing design, be it graphically or tri-dimensionally, for it should depict the society in its current status in a comprehensive, clear and profound manner.
Keywords:package, society, behavior

Referências bibliográficas

  • DORFLES, Gillo. O design industrial e a sua estética. Lisboa, Ed. Presença, 1984.
  • TAMBINI, Michael. O design do século. São Paulo, Ed. Ática, 1997
  • SEIBEL, Felipe e LIMA, Luiz Octávio. A revolução das embalagens, Revista Exame, abril 2005.
  • CARDOSO, Denis Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo, Ed. Edgard Blucher, 2000.
  • FÓRUM INTERNACIONAL DESIGN E DIVERSIDADE CULTURAL, Anais do Fórum Internacional Design e Diversidade Cultural, Florianópolis, SENAI, 1995.
  • SEVERO, Rosane. De olho no consumidor do futuro. Revista Pesquisa Mais, edição 3, 2002.
  • HAYASAKI, Margaret. A história da embalagem no Brasil. Uma evolução de sucesso. Revista Pack, edição nº 74, outubro de 2003.