7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Processos Interativos e Imersivos

Design e interação

Design and interaction

Resumo

À medida que relações com o ambiente tornam-se densamente mediadas através de recursos computacionais, a questão do design da interação assume um papel de relevância cada vez maior. Couchot¹ ao discutir as novas práticas artísticas descreve o caminho realizado da primeira à segunda interatividade calcado nos avanços oriundos de inúmeras áreas da ciência, incluindo as teorias da genética e as ciências cognitivas. Seguindo o caminho descrito por aquele autor, pretende-se neste trabalho fazer algumas reflexões que permitam aprofundar a questão da interatividade através do uso de imagens, considerando a instalação interativa Atrator Poético, como um campo para experimentação. Esta obra foi desenvolvida pelo grupo SCIArts² em parceria com Edson Zampronha, apresentada ao público no ano de 2005 na exposição Cinético Digital no Instituto Itaú Cultural.
Palavras-chave:design, interação, cognição

Abstract

As our mediation with the environment through computational means becomes denser, the issue of interaction design gains significance. When Couchot reflects about the contemporary arts he establishes relations with the evolution the concepts of first to the second interaction and evolving scientific ideas from the fields of genetics and cognitive sciences. Following Couchot's example, in this work some reflections on interaction will be done with regard to the use of images in interactive environments. The work by SCIArts“ Atrator Poético” developed under the label of art and technology will be considered as field for experimentation. The Atrator Poético was developed by SCIArts with the collaboration of Edson Zampronha, and was presented to the public in 2005 at the exposition Cinético Digital in Instituto Cultural Itaú.
Keywords:design, interaction, cognition

Referências bibliográficas

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