7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design da Informação

O papel narrativo do objeto cênico

The narrative role of the scenic object

Resumo

O objeto é central para o Design. Seu uso vai além da pragmática do funcionamento e extrapola a intenção do projetista. No Cinema, o objeto cênico tanto serve à representação dramática—na composição do sentido intencional do autor e diretor-quanto à condução da narrativa. Aqui ele é mais do que uma unidade da “frase cenográfica”. O objeto aparece como personagem, marca espaço e representa uma peça no processo diegético. Este texto fala do papel do designer no cinema e chama a atenção para a função narrativa do objeto cênico no filme A ostra e o vento, de Walter Lima Júnior.
Palavras-chave:Objeto, Narrativa, Cinema

Abstract

Objecst are key figures in Design. Their use go beyond the pragmatic notion of function, and may subvert the project's original purposes. In Cinema, the scenic object serves both the dramatic representation—making up for the meaning intended by the director or author—and the narrative flow. Here it is more than a figure within a “scenographic sentence.” It figures as a character, establishing space, and representing a gear in the diegetic process. This text deals with the designer's role in films, and calls attention to the prop's narrative potential in the picture A ostra e o vento, by Walter Lima Jr.
Keywords:Object, Narrative, Cinema

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