
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
O papel narrativo do objeto cênico
The narrative role of the scenic object
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ARAGÃO, Isabella Ribeiro. A dimensão gráfica do cinema. Uma proposta de classificação de suas configurações. Dissertação (Mestrado em Design). Recife: UFPE, 2006.
- _____. Um estudo da linguagem gráfica no cinema. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação, 1, 2003, Recife: Anais do Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. Recife: SBDI, 2003. (CD-ROM).
- BAMBA, Mahomed. Letreiros e grafismos nos processos fílmicos: funcionalidade narrativa, plástica e discursiva da língua escrita na figuração cinematográfica. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2002.
- BAPTISTA, Mauro. O Design de produção no cinema contemporâneo. Pesquisa patrocinada pela Diretoria de Pesquisa e Extensão da Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo: Programa de Pós-graduação da UAM, 2005. (em andamento).
- BUCCINI, Marcos. Tipos em Movimento: Análise da Interferência na Tipografia em Créditos de Filmes. In: P&D Design, 4, 2000, Novo Hamburgo. Anais do 40 P&D Design. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2000, v. 1. p. 85-92.
- BUTRUCE, Débora Lúcia Vieira. A direção de artes e a imagem cinematográfica: sua inserção no processo de criação do cinema brasileiro. Dissertação (Mestrado em Cinema). Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Niterói: UFF, 2005.
- COELHO, Luiz Antonio L. Objeto e ponto-de-vista em Swimming Pool - à beira da piscina, de François Ozon. In: CATANI, Afrânio Mendes; GARCIA, Wilton; FABRIS, Mariarosaria. (Org.). Estudos Socine de Cinema: ano IV. São Paulo: Nojosa Edições, 2005. p. 177-184.
- _____. O objeto na condução narrativa – o caso O ano passado em Marienbad. In: FABRIS, Mariarosária; BARONI, Reis E Silva, João Guilherme. (Org.). Estudos SOCINE de Cinema. Porto Alegre: SULINA, 2003A. p. 485-490.
- _____. Substance in the Neo-Environment. Visio, Québec, Canadá: Université de Laval, v. 8, n. 3-4, 2003B.
- _____. À sombra do objeto. Comunicarte, Aveiro: Universidadae do Aveiro, 2002A. p. 267-272.
- _____. Tal objeto, tal dono. In: LOPES, Luiz Paulo Moita; BASTOS, Liliana Cabral (Org.). Identidades, recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado das Letras, 2002B. v. 1, p. 69-81.
- _____ & VIEIRA, João Luiz. Subjetividade virtual em nova carne. Revista Fronteiras Estudos Midiáticos, São Leopoldo, RS: UNISINOS, v. III, n. 1. p. 71-82, 2001.
- _____. O estatuto do objeto na era do virtual. In: Quarto Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2000, Novo
- Hamburgo. Anais do P&D Design 2000 AEnD BR Estudos em Design (Quarto Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design). Rio de Janeiro: AEnD, 2000. v. 1, p. 183-188.
- DAMAZIO, Vera Maria Marsicano. Artefatos de memória da vida cotidiana: Um olhar interdisciplinar sobre as coisas que fazem bem lembrar. 2005 Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pós-graduação em Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.
- LAS-CASAS, Luiz Fernando. Tipocenografia: a narrativa da tipografia urbana no cinema. In: Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 3, 2005, Rio de Janeiro. Anais do 3º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de janeiro: ANPED, 2005. (CD-ROM).
- MATTOS, Carlos Alberto de. Walter Lima Júnior – Viver Cinema. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.
- MOURA, Pedro Segretto. Microcinema: o impacto das novas tecnologias digitais sobre a produção audiovisual. Dissertação (Mestrado em Design). Rio de janeiro: PUC-Rio, 2004.
- TIETZMANN, Roberto. Retórica visual e figuras de linguagem em créditos de aberturas de filmes. In: Congresso Internacional de Design da Informação, 2, 2005, São Paulo. Anais do 20 Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: SBDI, 2005. (CD-ROM).