
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Ensino
Desenhar é preciso: capacitação de professores na pré-escola para o ensino projetual
To draw is necessary: qualification of preschool teachers for projetual education
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MEC. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional(Lei 9.394/1996). Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em 23 Janeiro 2006.
MEDEIROS, Ligia. Argumentos em favor do desenho projetual na educação. In: NAVEIRO, R. & OLIVEIRA, V. (org.), 2001 O projeto de engenharia, arquitetura e desenho industrial: conceitos, reflexões,aplicações e formação profissional. Juiz de Fora, Editora da UFPJ.
ARCHER, Bruce. Time for a Revolution in Arts and Design Education. London: Royal Colege of Art Papers, Nº6, 1978.
MEDEIROS, Ligia Maria Sampaio de.; GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Taxionomia da Linguagem do Desenho. Expressão, Revista do Centro de Artes e Letras, Santa Maria, 2,47-57, 1998.
MARQUES, André Canal. Desenvolvimento de Habilidades Projetuais na pré-escola através de um jogo. Monografia (Graduação em Design de Produto) UNIJUI, 2004.