7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

Desenhar é preciso: capacitação de professores na pré-escola para o ensino projetual

To draw is necessary: qualification of preschool teachers for projetual education

Resumo

Na pré-escola o ensino de artes acaba sendo tratado como uma brincadeira, como um passatempo, sem uma aplicação prática, de resultados concretos. Com isso, é logo excluído do sistema educacional para ensino da escrita, sendo a criança bombardeada com regras e comportamentos. Acredita-se que trabalhadas adequadamente, por meio de atividades de ensino projetual, as habilidades projetuais latentes nas crianças podem ser despertadas e ampliadas paralelamente à aquisição de conhecimentos. Neste artigo será discutida a necessidade de se criar a consciência no sistema educacional, mais precisamente nos professores, capacitando-os com metodologias de ensino projetual para aplicação nas crianças de pré-escola.
Palavras-chave:Design, Educação Infantil, Capacitação

Abstract

In preschool the teaching of arts is treated as a pastime, without a practical application, of concrete results. Because of this, it is soon excluded from the educational system for learning of the writing and the children are occupied with rules and behaviors. One believes that the latent design abilities in children can be awaken and extended in parallel with the acquisition of other knowledge by means of design related activities. In this article it will be discussed the necessity of creating the conscience in the educational system, even more among teachers, enabling them to employ methodologies of projetual education for application in preschool children.
Keywords:Design, Infantile education, Qualification

Referências bibliográficas

  • IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

  • MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

  • MEC. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional(Lei 9.394/1996). Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em 23 Janeiro 2006.

  • MEDEIROS, Ligia. Argumentos em favor do desenho projetual na educação. In: NAVEIRO, R. & OLIVEIRA, V. (org.), 2001 O projeto de engenharia, arquitetura e desenho industrial: conceitos, reflexões,aplicações e formação profissional. Juiz de Fora, Editora da UFPJ.

  • ARCHER, Bruce. Time for a Revolution in Arts and Design Education. London: Royal Colege of Art Papers, Nº6, 1978.

  • MEDEIROS, Ligia Maria Sampaio de.; GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Taxionomia da Linguagem do Desenho. Expressão, Revista do Centro de Artes e Letras, Santa Maria, 2,47-57, 1998.

  • MARQUES, André Canal. Desenvolvimento de Habilidades Projetuais na pré-escola através de um jogo. Monografia (Graduação em Design de Produto) UNIJUI, 2004.