7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Ergonomia e Usabilidade

Design e usabilidade de softwares educativos: um estudo de métodos e stakeholders (usuários decisivos)

Design and usability of educational software: A study focusing methods and stakeholders

Resumo

Numa abordagem interdisciplinar envolvendo Ergonomia, Design e Educação, foi feito um levantamento de métodos de avaliação de usabilidade para sistemas computadorizados. Numa segunda etapa, foi realizada uma pesquisa sobre os métodos direcionados para a avaliação de softwares educativos. Da revisão de literatura emergiram os métodos Hanna et al, PEDACTICE e TICESE como os adequados à pesquisa. Uma análise qualitativa e quantitativa foi realizada, com base no software "Mundo da Criança”. Concluiu-se que as três categorias de usuários do software - crianças, professores e designers – podem ser integrados no processo de design, de forma a prover uma visão holística de todo o sistema.
Palavras-chave:design, usabilidade, softwares educativos

Abstract

In an interdisciplinary study based on Ergonomics, Education and Design theories, with a focus on usability inspection methods aimed at the evaluation of educational software. The literature review focused on Ergonomics and Design, two surveys concerning usability evaluation methods were carried out. The methods Hanna et al., PEDACTICE and TICESE emerged from the literature review as the more appropriated to the field study. Qualitative and quantitative results were obtained concerning the Brazilian educational software “Mundo da Criança” used in this study. The study concludes that the three user groups of the software – children, teachers and designers – should be integrated so as to provide a holistic view of the system.
Keywords:design, usability, educational softwares

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