7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Impressão Termo-Transferível em Cerâmica: Projeto Experimental

Term-Transferable Impression in Ceramic: Experimental Project

Resumo

Desenvolver objetos de Design em cerâmica para a aplicação de tecnologia de impressão termo-transferível. Usar de meio experimental já desenvolvido e testado para o setor têxtil ao qual já se estabeleceu contato direto e aceitação prática. Adaptar os materiais já conhecidos para o novo processo em questão. Usar da Gestão do Design junto à tecnologia para aplicação de conceitos na resolução dos problemas. Formalizar uma teoria visando estabelecer critérios de avaliação, proposições de estética, viabilidade e aplicabilidade em projetos. A teoria concentra-se na hipótese de que uma vez que essa técnica surge em padrões industriais estrangeiros com valor elevado e acesso restrito, como adaptá-la e gerenciar tal adequação? Quais métodos usar? Os beneficios desse processo de impressão unidos à diversidade de produtos fomentam e possibilitam aos profissionais ampliar seu meio produtivo e seu capital a um menor custo e maior rentabilidade.
Palavras-chave:Design, Cerâmica, Termo-Transferível

Abstract

To develop objects of Design in ceramic for the application of technology of term-transferable impression. To use of half experimental already developed and tested for the textile section to which already settled down direct contact and practical acceptance. To adapt the materials already known for the new process in subject. To use close to of the Administration of the Design the technology for application of concepts in the resolution of the problems. To formalize a theory seeking to establish evaluation criteria, aesthetics propositions, viability and to apply in projects. Does the theory concentrate on the hypothesis that once that technique appears in patterns industrial foreigners with high value and do I access restricted, how to adapt her and to manage such adaptation? Which methods to use? The benefits of that impression process united to the diversity of products foment and it makes possible the professionals to enlarge yours half productive and your capital to a smaller cost and larger profitability.
Keywords:Design, Ceramic, term-Transferable

Referências bibliográficas

  • CHAVAN, R. B., and LENGER, H. Sublimation that Prints of Mixtures of Polyester/Cotton, Diary of Textile Research, Vol. 58, 1988, p. 51-56.
  • MOEN, NOLAN, PROVOST, Quality Improvement Through Planned Experimentation, I Work New, McGraw Hill and Companies, 1991.
  • SCHOFF, Clifford, Surface Defects: Diagnosis and Cure. Journal of Coating Technology, Vol. 71 [88], 1999, p. 57-73.
  • CAMPBELL, D. and WHITE, J. R., Polymer characterization: Physical techniques, New York, Chapman & Hall, 1989.
  • The Sublimation Almanac, US / Canadian, 2006.
  • BODNAR, Jane Sprenger. O Snhor das Mniaturas. A Notícia, caderno Anexo, Joinville, p. 1, jan., 1997.
  • BONSIEPE, G., (1992) Teoria e Prática do Design Industrial., Coleção "Design, Tecnologia e Gestão”, Lisboa: Centro Português de Design.
  • CABORN, C., MOULD, I. e CAVE, J. (1989) Design and Technology.
  • Walton-on-Thames Surrey: Thomas Nelson and Sons, Ltd.
  • BRAGA, Alfredo. O Enredo.
  • CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido. São Paulo, Perspectiva, 1997.
  • ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo, Perspectiva, 1988.
  • Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo, Perspectiva, 1987.
  • HIDALGO, Luciana. Arthur Bispo do Rosário, O Senhor do Llabirinto. Rio de Janeiro, Rocco, 1996.
  • COELHO, Teixeira. Arte e Utopia. Brasiliense, São Paulo, 1987.
  • FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas - Uma Arqueologia das Ciências Humanas. Martins Fontes, São Paulo, 1987.
  • KRAUSS, Rosalind E.. Caminhos da Escultura Moderna. Martins Fontes, São Paulo, 1998.
  • MERLEAU-PONTY, Maurice, O visível e o Invisível, Perspectiva, São Paulo, 1971.
  • PAZ, Octavio. Marcel Duchamp - O Castelo da Pureza. Perspectiva, São Paulo 1990.
  • PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. Perspectiva, São Paulo, 1993.
  • ADORNO, Theodor W. Teoría Estética. E. Orbis, Barcelona, 1983.
  • BENJAMIM, Walter. A Obra de Arte na Época de suas Técnicas de Reprodução, in Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1980.
  • MOLES, Abraham. A Criacão Científica. São Paulo, Perspectiva, 1981.