7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Os Veículos Fora-de-Série e as Versões Especiais: Contribuições para o Design Automotivo Nacional

Customized Vehicles and Limited Edition Cars: Contribution to the National Automotive Design

Resumo

Vários foram os desafios da indústria automotiva ao longo de sua história. Para o século 21, enxugar a produção, flexibilizar os serviços e considerar os conceitos de sustentabilidade têm sido, ente outros, alvo de estudos neste seguimento industrial. Entretanto, o sistema de produção fora-de- série apresenta outros diferenciais para atingir o sucesso comercial. A unicidade dos produtos confere diferencial mercadológico neste contexto global. Este artigo vem apresentar a trajetória dos veículos fora-de-série no mercado automotivo nacional, sua influência no design desta indústria e suas relações sociais.
Palavras-chave:Design Automotivo, Indústria Brasileira, Evolução do Mercado

Abstract

The automotive industry has faced several challenges along its history. For the XXI century, production drying, services flexibility and the sustainability concepts consideration have been, among others, the studies target in this industrial segment. However, the limited edition production system presents other differentials to achieve commercial success. Products unicity is the market differential in this global context. This article brings out the trajectory of limited edition vehicles in the national automotive market, its influence on this industry design and its social relations
Keywords:Automotive Design, Brazilian Industry, Market Evolution

Referências bibliográficas

  • BESTCARS, portal digital informativo sobre automóveis (Brasil). Disponível em: http://www.uol.com.br/bestcars Acessado em: 02/01/ 2006.
  • CSILLAG, João Mário. Análise de Valor: Metodologia do Valor; Engenharia do Valor; Gerenciamento do Valor; Redução de Custos; Racionalização Administrativa. 4ª ed. São Paulo: Atlas. 1995. 370p.
  • DORFLES, Gillo. Introdução ao Desenho Industrial: Linguagem e Historia da Produção em Serie. Rio de Janeiro: Edições 70. 1990. 134p.
  • DUCHAMP, Robert. La Conception de Produits Nouveaux – Tecnologies de Pointe. Paris: Hermès, 1988. 60p.
  • GOMES, Rafael Von Rondon; Botelho Róber. Proposta de um Veículo Esportivo em Carros de Produção: uma Experiência Acadêmica. Relatório de Iniciação Cientifica, CPqD UEMG, 2005
  • LEANDRO, Tiago S., Indústria Automobilística Brasileira. Disponível em: http://www.univap.br/biblioteca/hp_julho_2002/Monografia%20Revisada%20julho%202002/07.pdf Acessado em: 01/03/2006.
  • LÖBACH, Bernd. Bases para a Configuração dos Produtos Industriais. São Paulo: Edgard Blucher Ltda. 2001. 206p.
  • MALDONADO, Tomás. Design Industrial. Edições 70. Lisboa – PT. 1999.
  • NIEMEYER, Lucy. Elementos de Semiótica Aplicados ao Design. Rio de Janeiro: 2AB Editora. 2003. 76p.
  • ONO, Maristela Mitsuko. Design Industrial e Diversidade Cultural: Sintonia Essencial. Estudos de Caso nos Setores Automobilísticos, Moveleiro e de Eletrodomésticos no Brasil. Tese - São Paulo: FAUUSP. 2004. 1200p.
  • PEREIRA FILHO, Rodolfo Rodrigues. Análise de Valor. São Paulo: Nobel. 1994. 186p.
  • QUARANTE, Danielle. Éléments de Design Industriel. 3a ed., Paris: Polytechnica. 2001. 645p.
  • SOUZA, José Paulo de. A Contribuição da Metodologia de Análise de Valor e Engenharia de Valor para o Projeto de Produto (PG-UFSC). Informações disponíveis na Internet 12/09/2003, UEM – Universidade Estadual de Maringá, DAD – Departamento de Administração. http://www.dad.uem.br/caderno7-3/artigos/
  • VARGAS, Ricardo Viana. Análise de Valor Agregado em Projetos. Rio de