7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Estética

Os modos de configuração do cartaz

The poster configuration modes

Resumo

Este artigo visa analisar as normas estéticas que condicionam o modo de configuração do cartaz, identificando as funções prioritárias para ele pressupostas. Para cada um dos momentos históricos – artes e ofícios, art nouveau, estética da máquina, arte decorativa, aerodinamismo, movimento pop, era do consumo midiático –, estabelece uma dada prevalência de princípios, que indica determinada orientação estética e que representa uma dada hierarquia de funções, a ser contemplada no projeto do cartaz. Admite que, para cada período, objetos com funções prioritárias distintas da tendência dominante podem coexistir, caracterizando exceções. Conclui que diferentes procedimentos sintáticos alicerçam os modos de configuração do cartaz que, visto como meio para comunicar, induz apelativamente o receptor à captura das mensagens.
Palavras-chave:forma, função, uso

Abstract

This article intends to analyze the aesthetical rules that condition the poster configuration modes, identifying the prime functions presupposed to it. For each historical moment - arts and crafts, art nouveau, machine aesthetics, decorative art, aerodinamism, pop movement, midiatic consume age - it establishes a given prevalence of principles, which indicates a determinate aesthetic orientation and represents a given hierarchy of functions, to be contemplated in the poster project. It assumes that for each period objects with different prime functions distinct from the dominant tendency can coexist, characterizing exceptions. It assumes that different syntactic proceedings base the poster configuration modes that, seen as a communication means, induce appealingly the receptor to capture messages.
Keywords:form, function, use

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