7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Desenvolvimento de habilidades projetuais desde a pré-escola através de um jogo

Development of projectual abilities since the preschool through a game

Resumo

Acredita-se na inclusão do ensino projetual na educação infantil desde o ensino pré-escolar, com o incentivo do desenvolvimento da criatividade, inventividade e percepção formal através de um jogo pedagógico. Considera-se que os alunos ingressos no ensino superior (área projetual) têm dificuldades tanto desenhísticas como de habilidades inerentes a suas futuras profissões. Tais habilidades, incentivadas e desenvolvidas desde a infância, permitem aos estudantes um maior aprimoramento. O exercício projetual aqui desenvolvido trata de um jogo pedagógico que visa despertar habilidades projetuais nas crianças desde a pré-escola. Com aplicação do jogo, possibilitou-se questionamentos relevantes à área projetual e ao ensino fundamental.
Palavras-chave:Educação Infantil, Habilidades projetuais, Design

Abstract

It is given credit the inclusion of projetual education in the infante education since preschool education, with the incentive of the development of the creativity, inventivity and formal perception through a pedagogical game. It is considered that the pupils ingressions in superior education (projectual area) have in such a way desenhísticas difficulties as of inherent abilities its future professions. Such abilities, stimulated and developed since infancy, allow to the students a bigger improvement. The projetual exercise developed here deals with a pedagogical game that it aims at to awake projetuais abilities in the children since the daily pay-school. With application of the game, one made possible excellent questionings to the projetual area and basic education.
Keywords:Infante Education, projectual abilities, Design

Referências bibliográficas

  • [1] KNELLER, George F. Arte e Ciência da Criatividade. São Paulo: IBRASA, 1999.
  • [2] MEDEIROS, L. Argumentos em favor do desenho projetual na educação. In: NAVEIRO, R. & OLIVEIRA, V. (org.), 2001 O projeto de engenharia, arquiteturaedesenho industrial: conceitos, reflexões,aplicações e formação profissional. Juiz de Fora, Editora da UFPJ, p. 129-148.
  • [3] GARDNER, Howard. Estruturas da mente – A Teoria das Inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
  • [4] ROSA, S. M. Proposta de modelo de avaliação de conhecimento e desempenho em representação visual gráfica. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) UFSM, 2003.
  • [5] DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. Desenvolvimento do grafismo infantil. São paulo: Editora Scipione, 1989.
  • [6] MÈREDIEU, Florence. O desenho infantil. São Paulo: CULTRIX, 1974.
  • [7] BONSIEPE, Gui. DESIGN do material ao digital. Florianópolis:FIESC/IEL, 1997.
  • [8] LEGO. Disponível em: http://www.lego.com. Acesso em 10 de junho de 2004.
  • [9] Laboratório de Design e Seleção de Materiais (UFRGS). Disponível em: http://www.ufrgs.br/ndsm. Acesso em 10 de junho de 2004.
  • [10] HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o Jogo como elemento da cultura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1971. 242 р.
  • [11] LOWENFELD, Viktor. & BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. 5 ed. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1970.
  • [9] MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. Tradução José Manuel de Vasconcelos. São Paulo: Martins fontes, 1998.