7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Moda

Moda e Design: a Ergonomia Aplicada ao Vestuário Masculino

Fashion and design: the ergonomics applied to masculine clothes

Resumo

O homem contemporâneo tornou-se sensível, emotivo, preocupado com a aparência física, estética e próximo do universo do consumo. Na procura pela expressão do gosto pessoal, o sexo masculino, passou a preocupar-se com vestimentas que lhe ofereçam conforto e bem-estar. Este projeto de design é então associado à linguagem da moda tendo o corpo masculino como suporte de um produto que maximiza a interação do homem com o objeto roupa. Confere qualidades ergonômicas ao estudar a modelagem dos produtos de moda. Proporciona funcionalidade, segurança, conforto físico e estético ao consumidor/usuário.
Palavras-chave:moda, design do vestuário, ergonomia

Abstract

The contemporary man became sensible, emotional, worried about the physical and aesthetic appearance and next to the universe of the consumption. In the search for the expression of the personal taste, the male sex started to be worried about clothes offering comfort and well-being. This project of design is associated with the language of the fashion having the masculine body as a support for the product that maximizes the interaction of the man with the object clothes. The modeling of the fashion products confers ergonomic qualities to the clothes when studying them. It provides functionality, security, physical and aesthetic comfort to the consumer / user.
Keywords:fashion, clothing design, ergonomics

Referências bibliográficas

  • CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2004.
  • GRAVE, Maria de Fátima. A modelagem sob a ótica da ergonomia. São Paulo: Zennex Publishing, 2004.
  • MANU, Alexander (org). Revista da Aldeia Humana. Florianópolis: SENAI/LBDI, 1995.
  • MONTEMEZZO, Maria Celeste Sanches. Funções Práticas e Estético-Simbólicas do Produto de Moda. In: 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, P&D Design, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo, 2004. p. 1-6.
  • MONTEMEZZO, Maria Celeste Sanches: SANDOS, João Eduardo Guarnetti dos. O papel do vestuário na interação homem-ambiente. In: Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa em Design, P&D Design, 5., Brasília. Anais... Brasília, 2002. p. 1-6.
  • MORAES, Anamaria de, MONTALVÃO, Cláudia. Ergonomia: conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
  • NOLASCO, Sócrates. Um “homem de verdade”. In: CALDAS, Dario. Homens. São Paulo: Editora Senac, 1997. p. 13-30.
  • OLIVEIRA, Pedro Paulo de. A construção social da masculinidade. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2004.
  • PADOVANO, Silvana. Moda é design?. Revista ABC Design, Curitiba, n. 10, nov. 2004. p. 23-25 2004.
  • PIRES, Dorotéia Baduy. O Desenvolvimento de Produtos de Moda: Uma Atividade Multidisciplinar. In: 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, P&D Design, 2004, São Paulo. Anais..., São Paulo, 2004. p. 1-8.