7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Social

Balanço para crianças com necessidades especiais

Toy for children with special necessities

Resumo

Este artigo aborda o projeto de pesquisa em design inclusivo, de equipamentos, brinquedos e vestuário do centro universitário Feevale. Esta pesquisa é voltada para a elaboração de equipamentos adaptativos para crianças portadoras de necessidades especiais. Neste texto apresentamos à adaptação dos suportes utilizados para alpinismo às crianças com paralisia cerebral.
Palavras-chave:Paralisia Cerebral, Tecnologias Assistivas, Brinquedo Inclusivo

Abstract

This article approaches the research of Inclusive Design Project of equipments, toys and clothes of Feevale University Center. This research is to the elaboration of adapted equipments to necessities special children. In this text we showed this adaptation of supports used for climbing to Palsy Cerebral children.
Keywords:Celebral Palsy, Assistance Technologies, Inclusive Toy

Referências bibliográficas

  • ANDRADE, J. Site Defnet ( capturado em dezembro de 2005). Disponível na Internet em www.defnet.org.br.
  • DIAMENT, Araon e CYPEL, Saul. Neurologia Infantil. Ed. Atheneu, 1996.
  • Laboratório de Design e Seleção de Materiais. (Capturado em janeiro de 2006). Disponível na Internet em http://www.ufrgs.br/ndsm/
  • LEVITT, Sophie. O tratamento da paralisia cerebral e do retardo motor. 3ª edição, 2001. Ed. Manole.
  • Heidrich, Regina de Oliveira. Análise de processo de inclusão escolar de alunos com paralisia cerebral utilizando as tecnologias de informação e comunicação. Porto Alegre: 2004. 220 p. [Tese Doutorado em Informática na Educação]. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias da Educação, UFRGS, 2004.
  • SASSAKI, Romeu Kazumi http://www.entreamigos.com.br/textos/tecassi/informbasic.htm, capturado em 2003-04-02.