7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

O Ensino do Design no Curso de Administração: uma realidade em Manaus

The teaching of Design in the course Administration: a reality in Manaus.

Resumo

O estudo apresentado aborda o ensino da disciplina Design e Inovação no curso de Administração em Gestão da Inovação do Instituto de Ensino Superior Fucapi em Manaus. Um paralelo a partir da formação do administrador e da formação do designer é elaborado preocupando-se com os objetivos e a importância do ensino do design no currículo do curso de Administração observando as convergências em seus campos de atuação profissional e as dinâmicas do mercado. O processo de ensino, a receptividade dos acadêmicos e os reflexos desses fatores para o perfil do aluno egresso serão discutidos tomando como referência a visão gerencial da disciplina e do curso em sua totalidade.
Palavras-chave:ensino, administração, design

Abstract

This study is about the teaching of Design and Innovation subject of the course Administration in management of Innovation from FUCAPI Education Institute in Manaus-AM. It's presented a parallel between the formation of the administrator and the importance of the teaching of design in the curriculum of the course Administration observing the convergence in its professional group and the dynamics of labor market. The teaching process, the students receptivity and the reflections of these factors for the egress students profile will be discussed adopting the management vision of the subject and of the course in its totality.
Keywords:teaching, administration, design

Referências bibliográficas

  • COBRA, Marcos. Administração de Marketing. São Paulo: Editora Atlas, 1992.
  • FUCAPI, Instituto de Ensino Superior Fucapi-CESF. Projeto do Curso de Administração com Ênfase em Gestão da Inovação. Manaus, 1998.
  • FUCAPI, Instituto de Ensino Superior Fucapi-CESF. Projeto do Curso de Administração. Manaus, 2005.
  • KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise planejamento, implementação e controle. São Paulo: Editora Atlas, 1990.
  • LONGO, W. P. O desenvolvimento científico e tecnológico e seus reflexos no sistema educacional. Revista T&C Amazônia, Ano 1, No 1, p. 8 – 22. Manaus, Fevereiro 2003.
  • MAGALHÃES, Cláudio F. de. Design Estratégico; integração e ação
  • do design industrial dentro das empresas. Rio de Janeiro: SENAI/DN, SENAIS/CETIQT, CNPq, IBICT, PADCT, TIB, 1997.
  • MARTINS, José Roberto. Branding: um manual para você criar, avaliar e gerenciar marcas. São Paulo: Negócio Editora, 2000.
  • MORIN. E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo. Cortez; Brasília, DF. UNESCO: 2000.
  • PUERTO, Henry Benavides. Design Industrial e Inovação Tecnológica. Bahia: IEL / Programa Bahia Design. 1998.
  • SANTOS, Fávio Anthero dos. O Design como Diferencial Competitivo. Itajaí: Editora da Univale, 2000.