7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Conceitos metodológicos pertinentes ao Projeto Gráfico de Revista.

Methodology concepts pertinent to the Graphical Project of Magazine

Resumo

A revista como mídia, é uma publicação periódica, de caráter informativo ou de entretenimento, de formas e formatos diferenciados, geralmente voltada para públicos segmentados, e atinge uma grande fatia do nosso mercado editorial. Na maioria das revistas existem uma diversidade de soluções visuais, ou seja, seu projeto gráfico, que é o que determina suas características estruturais e funcionais. Após algumas pesquisas, observa-se que, a metodologia destinada a tal projeto gráfico é muito restrita. O que caracteriza com isso, um estudo direcionado e a proposta de uma metodologia, e conseqüentemente sua aplicabilidade no contexto morfológico, gráfico, tipográfico, cromático e tecnológico, da linguagem gráfica das revistas.
Palavras-chave:projeto gráfico, projeto editorial, revista

Abstract

The magazine as media, is a periodic publication, of informative character or entertainment, forms and differentiated formats, generally come back toward segmented public, and reaches a great slice of our publishing market. In the majority of the magazines they exist a diversity of visual solutions, or either, its graphical project, that is what it determines its structural and functional characteristics. After some research, is observed that, the methodology destined to such graphical project is very restricted. What it characterizes with this, a directed study and the proposal of a methodology, and consequently its applicability in morphologic, graphical, typographical, chromatic and technological the context, of the graphical language of the magazines.
Keywords:graphical project, publishing project, magazine

Referências bibliográficas

  • BHASKARAN, Lakshmi. Size matters: effective graphic design for large amounts of information. Hove: Rotovision, 2004.
  • COLLARO, Celso A. Projeto Gráfico-Teoria e Pratica da Diagramação. São Paulo: Summus, 2000.
  • KING, Stacey. Magazine design that works: secretes for a successful magazine design. Massachussets: Rockport Publishers, 2001.
  • GOMES, Filho, João. Ergonomia do Objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. São Paulo: Escrituras Editora, 2003.
  • REDIG, Joaquim. Não há cidadania sem informação, nem informação sem design. Revista Brasileira de Design da Informação, ano 1, n. 1, 2004. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2006.
  • RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. Brasília: Linha Gráfica Editora, 7ª ed, 1998.
  • ROCHA, de Souza C., MARCELO, Mário. Design Gráfico. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.
  • SLESS, David. Informationdesignfortheinformationage.Communication News, Canberra, v. 8, n. 5/6, set.out.nov.dez. 1995. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2006.