7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Gestão

O Valor do Design na Geração de Performance das Empresas

Design Value on Organizational Performance Development

Resumo

Com o objetivo de avaliar a gestão de design nas empresas este trabalho utilizou métodos qualitativos para ser desenvolvido. Entrevistas em profundidade com profissionais experientes e uma etapa bibliográfica contribuíram para o aprofundamento do problema de pesquisa e da percepção dos profissionais acerca dos processos de gestão de design nas empresas. Relacionando a análise das entrevistas à fundamentação teórica pesquisada foi possível desenhar e analisar diferentes modelos de gestão de design nas empresas e propor um modelo preliminar de como seria o processo ideal de gestão de design. Neste artigo, o modelo é apresentado e suas etapas discutidas.
Palavras-chave:gestão de design, performance, design

Abstract

Proposing a discussion about design management in Brazil, this paper presents a qualitative approach were theoretical foundations are explored as well as experts are in deep interviewed looking forward to an ideal model of design management. Interviews content analysis are compared with theory and discussed in the new model proposition.
Keywords:design management, design, performance

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