7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design da Informação

Vitrinas e design

Windows display and design

Resumo

O comércio se utiliza da informação para ativar seu poder de atração, e as vitrinas se configuram como um elemento a mais nessa atividade, que une a tecnologia e o design para informar e atrair ao consumo. A leitura de qualquer manifestação visual requer o entendimento de alguns elementos, categorias e técnicas utilizadas na composição das fachadas e, conseqüentemente, das vitrinas. Tais princípios permeiam conhecimentos no campo do design, das artes e da psicologia da percepção. Propõem-se, assim, análises desses elementos, aqui aplicados ao objeto de estudo, as vitrinas, proporcionando subsídios para leitura visual desse objeto.
Palavras-chave:vitrina, design, composição

Abstract

The commerce uses information to increase its power attraction and windows displays are one more element in that activity which joins technology and design to inform and attract to consumption. The reading of any visual information requires the knowledge of some elements, categories and techniques used in façade design and, consequently, windows display composition. These principles go through fields of studies like design, arts and perception psychology. Then, it is intended to do analyses of these elements, here applied to the object of study, the windows displays, giving subside to a visual reading of the object.
Keywords:window display, design, composition

Referências bibliográficas

  • BAKER, Geoffrey H. Análisis de la forma. México: Ediciones Gustavo Gili, 1998.
  • BRUNA, Paulo J.V. “O ÁTICA SHOPPING CULTURAL”, Palestra, 25ª Reunião do Clube das Idéias: http://www.idea.org.br/programas/25.htm, [acessado 28 de Janeiro de 2005].
  • CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2004.