7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

O ensino do design e a prática do design.

Higher education on design and the practice of design

Resumo

Este artigo aborda os rumos na preparação dos estudantes de graduação em Desenho Industrial fundamentada nas novas tecnologias para agilizar e incentivar a criatividade no design, sustentado pela relevância da fase projetual. Enfatiza-se a reflexão através da pesquisa e da teoria para superar a praticidade dos leigos com a aplicação de imagens digitais de notória importância na atividade do design e pelos profissionais do design nas diversas áreas.
Palavras-chave:ensino superior, design

Abstract

This article approaches the routes in the preparation of the graduation students of Industrial Design based on the new technologies to speed and to stimulate the creativity in design, supported by the relevance of the project phase. The reflection is emphasized by the research and the theory to surpass the practice of the laypeople with the application of digital images of great importance in the activity of design and for the design professionals in several areas.
Keywords:higher education, methodology, design

Referências bibliográficas

  • BONSIEPE, G. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/ IEL, 1997.
  • DORFLES, G. O design industrial e a sua estética. Lisboa: Editorial Presença Ltda., 1984.
  • KANDINSKY, W. Punto y linea frente al plano. Editorial Nueva Visión-Buenos Aires, 1959.
  • LEVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34 Literatura S/C Ltda; RJ, 1993.
  • SOUTO, Alvaro Guillermo G. Design: do virtual ao digital. São Paulo, Demais Editora; Rio de Janeiro, Rio Books, 2002.