7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

Pode-se educar crianças através do design?

Can children be educated by design?

Resumo

O artigo refere-se aos resultados obtidos em um trabalho de pós-graduação, que investigou o potencial pedagógico existente nas atividades de design ao serem realizadas por crianças e jovens ao longo de sua formação escolar. Tem como objetivos, esclarecer o que é a “Educação através do Design”, expor as bases pedagógicas que lhe dão sustentação, elucidar os possíveis benefícios gerados pela sua prática nas escolas, descrever como ela pode ser oferecida às crianças e jovens e exemplificar alguns casos de aplicação.
Palavras-chave:EdaDe, educação através do design, design e educação

Abstract

This article refers to the results obtained in a research work that investigated the pedagogic potential of design tasks during the children education in the school. Its objectives is, to explain what is the “Education by Design”, to expose the pedagogic bases that support it, to elucidate the possible benefits generated by its practice in the schools, to describe how it can be offered to the children and to exemplify some cases of application.
Keywords:EdaDe, education by design, design and education

Referências bibliográficas

  • ARCHER, B.; BAYNES, K.; ROBERTS, P. The nature of research into design and technology education. Loughborough: DD&T/Lougborough University, 1992(a).
  • BARBOSA, A. M. T. B. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.
  • BAYNES, K. How children choose: children's encounters with design. Loughborough: DD&T / Loughborough University, 1996.
  • BELL, D. O advento da sociedade pós-industrial. São Paulo: Cultrix, 1977.
  • BENSON, C. Design and technology: curriculum bank – key stage one. Warwickshire: Scholastic, 1997.
  • BONSIEPE, G. A tecnologia da tecnologia. São Paulo: Blücher, 1983.
  • BÜRDEK, B. Diseño. História, teoria y practica del diseño industrial. Barcelona: Gustavo Gili, 1994.
  • CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1981.
  • CROSS, A. Coordinating design and technology across the primary school. Londres: The Falmer Press, 1998(a).
  • DE MAIS, D. A sociedade pós-industrial. São Paulo: SENAC, 1999(c).
  • DERDICK, E. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1994.
  • DORMER, P. Os significados do design moderno: a caminho do século XXI. Porto: Centro Português de Design / Porto, 1990.
  • EGGLESTON, J. (Ed.). Teaching and learning design and technology: a guide to recent research and its applications. Londres: Continuum, 2000.
  • FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade, um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.
  • FONTOURA, A. M. EdaDe – Educação de crianças e jovens através do design. Florianópolis, 2002 337p. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, UFSC, 2002.
  • GAMA, R. A tecnologia e o trabalho na história. São Paulo: Nobel/ Edusp, 1986.
  • JOHNSEY, R. Exploring primary design and technology. Londres: Cassel, 1998.
  • KERCKHOVE, D. A pele da cultura. Lisboa: Relógio D'água, 1997.
  • KIMBELL, R. et al. Understanding practice in design and technology. Buckingham: Open University Press, 1996.
  • RITCHIE, R. Primary design and technology: a process for learning. Londres: David Fulton, 2001.
  • SCHAFF, A. A sociedade informática. São Paulo: UNESP/Brasiliense, 1993.