
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Ensino
Pode-se educar crianças através do design?
Can children be educated by design?
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ARCHER, B.; BAYNES, K.; ROBERTS, P. The nature of research into design and technology education. Loughborough: DD&T/Lougborough University, 1992(a).
- BARBOSA, A. M. T. B. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.
- BAYNES, K. How children choose: children's encounters with design. Loughborough: DD&T / Loughborough University, 1996.
- BELL, D. O advento da sociedade pós-industrial. São Paulo: Cultrix, 1977.
- BENSON, C. Design and technology: curriculum bank – key stage one. Warwickshire: Scholastic, 1997.
- BONSIEPE, G. A tecnologia da tecnologia. São Paulo: Blücher, 1983.
- BÜRDEK, B. Diseño. História, teoria y practica del diseño industrial. Barcelona: Gustavo Gili, 1994.
- CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1981.
- CROSS, A. Coordinating design and technology across the primary school. Londres: The Falmer Press, 1998(a).
- DE MAIS, D. A sociedade pós-industrial. São Paulo: SENAC, 1999(c).
- DERDICK, E. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1994.
- DORMER, P. Os significados do design moderno: a caminho do século XXI. Porto: Centro Português de Design / Porto, 1990.
- EGGLESTON, J. (Ed.). Teaching and learning design and technology: a guide to recent research and its applications. Londres: Continuum, 2000.
- FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade, um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.
- FONTOURA, A. M. EdaDe – Educação de crianças e jovens através do design. Florianópolis, 2002 337p. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, UFSC, 2002.
- GAMA, R. A tecnologia e o trabalho na história. São Paulo: Nobel/ Edusp, 1986.
- JOHNSEY, R. Exploring primary design and technology. Londres: Cassel, 1998.
- KERCKHOVE, D. A pele da cultura. Lisboa: Relógio D'água, 1997.
- KIMBELL, R. et al. Understanding practice in design and technology. Buckingham: Open University Press, 1996.
- RITCHIE, R. Primary design and technology: a process for learning. Londres: David Fulton, 2001.
- SCHAFF, A. A sociedade informática. São Paulo: UNESP/Brasiliense, 1993.