7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design da Informação

Text design: os cut-ups de William Burroughs como influência para o design de hipermídia

Text design: William Burroughs's cut-ups as an influence to hypermedia design

Resumo

No território do design de hipermídia, a imagem e o som são o principal foco. Contudo, a lexia (conforme definição de Roland Barthes) costuma ser relegada a segundo plano. Mas, muito antes de Ted Nelson e sua proposta de hipertexto, o escritor americano William Burroughs revolucionou a narrativa no próprio papel com a trilogia composta pelos livros The Ticket That Exploded, The Soft Machine e Nova Express, todos escritos segundo a técnica de cut-up, uma espécie de colagem pós-dadaísta que pode servir de base para a criação de lexias e, portanto, o desenvolvimento de design de texto para hipermídia.
Palavras-chave:narratividade, design, lexia

Abstract

In the territory of hypermedia design, image and sound are the main focus. The lexia, however (according to the definition of the French philosopher Roland Barthes), normally remains in the backstage. But, years before Ted Nelson and the concept of hypertext, American writer William Burroughs created a revolution in text narrative in paper with the trilogy comprised by the books The Ticket That Exploded, The Soft Machine e Nova Express, all of them written with the cut-up technique, a kind of post-Dada collage that might as well work as a base for the creation of lexias and, thus, the development of text design for hypermedia.
Keywords:narrativity, design, lexia

Referências bibliográficas

  • BARTHES, R. S/Z. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
  • BURROUGHS, W. Naked Lunch. Nova York: Grove Press, 1962.
  • BURROUGHS, W. The Ticket That Exploded. Londres: Flamingo Modern Classics, 2001.
  • BURROUGHS, W. Nova Express. Nova York: Grove Press, 1964.
  • ECO, U. Seis Passeios Pelos Bosques da Ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
  • GRAUERHOLZ, J. e SILVERBERG, I. Word Virus: The William S. Burroughs Reader. Nova York: Grove Press, 1998.
  • GRENVILLE, B. Parascience and Permutation – The Photo-based work of Brion Gysin. In KURI, J. F. (ed.) Brion Gysin: Tuning in to the Multimedia Age. Londres: Thames and Hudson, 2003.
  • MACHADO, A. O Sonho de Mallarmé. In Máquina e Imaginário: O Desafio das Poéticas Tecnológicas. São Paulo: Edusp, 1993.
  • PEREC, Georges. La Disparition. Paris: Gallimard, 2003.
  • QUENEAU, Raymond. Cent Mille Milliards de Poèmes. http://x42.com/active/queneau.html. Acessado em 2 de março de 2006.