
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design Editorial
Amílcar de Castro: um pioneiro que revolucionou o design dos jornais brasileiros.
Amilcar de Castro: a pioneer that revolutionized Brazilian newspaper design.
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ABREU, Alzira Alves; LATTMAN, Weltman; FERREIRA, Marieta de Moraes. 1996. A Imprensa em Transição: O jornalismo brasileiro nos anos 50. Rio de Janeiro: FGV.
- AGUILERA, Yanet (org.). 2005. Preto no Branco: a arte gráfica de Amílcar de Castro. São Paulo: Discurso Editorial.
- BRITO, Ronaldo. 1999. Neoconcretismo - vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify.
- CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI. Décio. 1975. Teoria da Poesia Concreta. Textos críticos e manifestos 1950-1960. São Paulo: Impressão Acabamento.
- CAUDURO, Flávio Vinicius. 2005. Uma nova visualidade: as imagens da pós-modernidade. In Anais do 2º Congresso Brasileiro de Design da Informação (CD Rom) São Paulo. Pp. 01-11
- Dicionário Histórico-Bibliográfico Brasileiro, 1930-1983. Coordenação de Israel Beloch e Alzira Alves de Abreu. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, Vol. III. Forense Universitária, Finep, 1984.
- FERREIRA JUNIOR, José. 2003. Capas de jornal: a primeira imagem e o espaço gráfico visual. São Paulo: Senac.
- GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. 2000. Design gráfico: do invisível ao ilegível. Rio de Janeiro: 2AB.
- KUNZ, Gilberto. 2002. Design. A evolução técnica. Vitória: EDUFES.
- LESSA, Washington Dias. 1995. Dois Estudos de Comunicação Visual. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
- LIMA, Guilherme Cunha. 2001. O design brasileiro e a sua identidade. In Revista Comunicação e Artes, Senac SP, v.1 n.1, fev. pp. 26-28
- MCLUHAN, Marshall. 1995. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix.
- REMINGTON, R. Roger; e HODIK, Bárbara J. 1989. Nine Pioneers in American Graphic Design. Cambridge, Mass.: MIT Press.
- RESENDE, Fernando. 2002. O olhar às avessas – a lógica do texto jornalístico. São Paulo: ECA/USP (tese de doutoramento).
- RIBEIRO, Darcy. 1979 O Processo Civilizatório. Petrópolis: Vozes.
- SANTANA, José Carlos. Folha Online - 22/11/2002 - O Estado de S. Paulo 9 de maio de 1998. http://www.pitoresco.com.br/escultura/amilcar/amilcar.htm
- SPENCER, Herbert. 1982. Pioneers of Modern Typography. Londres: Lund Humphries.