7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Moda

Reflexões metodológicas sobre o design de moda

Methodological reflections about fashion design

Resumo

O presente trabalho pretende investigar a metodologia de design e sua aplicação no desenvolvimento de produtos de moda. Os produtos de moda apresentam determinadas especificidades que serão investigadas no decorrer da presente pesquisa. O momento histórico em que vivemos também implica em determinadas características do desenvolvimento de bens de consumo. O método de design sistematiza a prática projetual e pode ser considerada uma atividade central da prática do designer. Diante disso, esse trabalho visa investigar o estado da arte das metodologias de projeto existentes na produção científica do design, pretende investigar a dimensão cultural do seu trabalho e o conceito de tendência e sua influência no contexto do design de moda.
Palavras-chave:Design de Moda, Metodologia de Projeto, New Human Factors

Abstract

The present work intends to investigate the design methodology and its application on the development of fashion products. Fashion products have some specifities that will be investigated on the development of the present research. The historic moment that we live implies in some characteristics of the development of products. The design method systematizes the projectual praxis and can be considered a central activity on the designer praxis. Faced with this, the present work intends to elucidate the project methodologies existent on the scientific design production, intends to investigate the cultural character of its works and the concept of trend and its influence on the context of fashion design.
Keywords:Fashion design, Design methodologies, New Human Factors

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