7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Gráfico

Projeto Gráfico Editorial: proporções geométricas de organização da página

Editorial graphic project: geometric proportions for a page order

Resumo

O artigo trata dos princípios de organização da página, explicitando alguns métodos que auxiliam na demarcação da mancha e da grade, tomando como base as proporções e harmonias da geometria, verificadas também na arte e na arquitetura. Evidencia como tais princípios são fundamentais na sistematização projetual de livros, destacando que os esquemas de construção têm uma orientação muito mais implícita/interna do que imposta/externa. Infere que, muito embora cada projeto demande seu próprio eixo de construção, a baliza cultural apresentada estabelece critérios objetivos para a prática de projetos de livros e de outros tipos de publicação.
Palavras-chave:design editorial, projeto gráfico, métodos construtivos

Abstract

The article exposes the page order principles, explaining some methods that help to delimit the stain and the grid, taking the proportion and the geometrical harmony as the base. The art and architecture are also verified. It is evident how those principles are fundamental to systemize the book's projects, emphasizing that the construction plan have a more inner/implicit orientation than an external one. It deduces that even if each project requires its own construction axle, the cultural landmark presented establish objective criterions for the books project practice and other kinds of publications.
Keywords:editorial design, constructive methods, graphic projects

Referências bibliográficas

  • ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. 4ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
  • BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. Tradução de André Stolarski. São Paulo: Cosaf Naify, 2005.
  • COLLARO, Antonio Celso. Projeto gráfico; teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 2000.
  • DOCZI, György. O poder dos limites: harmonias e proporções na natureza, arte e arquitetura. Tradução de Maria Helena de Oliveira Tricca e Júlia Bárány Bartolomei. São Paulo: Mercuryo, 1990.
  • FERLAUTO, Cláudio. O tipo da gráfica e outros escritos. São Paulo: Cachorro Louco, 2000.
  • FERREIRA, Jerusa et all. Livros, editoras e projetos. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997.
  • HENDEL, Richard. O design do livro. Tradução de Geraldo Gerson de Souza e Lúcio Manfredi, São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
  • HOCHULI, Jost e KINROSS, Robin. Designing books – practice and theory. London: Hyphen Press, 1996.
  • HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1986.
  • MARTINS FILHO, Plínio. Edusp: um projeto editorial. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2001.
  • RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. Brasília: Linha Gráfica, 1998.
  • SILVA, Rafael Sousa. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. São Paulo: Summus, 1985.
  • SATUÉ, Enric. Aldo Manuzio. Editor. Tipógrafo. Livreiro. Trad. Cláudio Giordano. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
  • TVSENAC, Reportagem: impressões da indústria gráfica. São Paulo, s.d., vídeo.
  • WOLLNER, Alexandre. Design visual 50 anos. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.