7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Estudos de Subjetividade

Desenho de produção: a criação de ambientes e fisionomias no cinema

Production design: the conception of ambiances and features in the cinema

Resumo

A criação do visual do filme, uma arte concebida pelo desenhista de produção ou pelo diretor de arte, é um projeto que apresenta o desenho do lugar da narrativa em suas diversas expressões plásticas. Os cenários, as locações, os figurinos e os objetos constituem os elementos plásticos que criam o clima dramático para o desenvolvimento da história. A função do desenho de produção é o de imprimir significado estético e simbólico aos componentes visuais do filme. O imaginário cinematográfico é produzido a partir da performance do personagem em um ambiente revelado pelo desenho.
Palavras-chave:desenho de produção, cenografia e cinema

Abstract

The aesthetics conceived by the production designer or by the art director, as a visual concept of the film, is a project that outlines the narrative locus in its multiple plastic expressions. The stage settings, locations, scene wardrobe and objects prepare the dramatic ambiance for the story to be developed. A production design has the purpose of assigning symbolic and artistic meaning to the visual elements of the film. A cinematographic fiction is constructed as the character's dramatic action is revealed by the design outlines.
Keywords:production design, scenography and cinema

Referências bibliográficas

  • BALÁZS, Béla – Subjetividade do objeto IN XAVIER, Ismail (org.) - A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, 1983.
  • BARSACQ, Léon – A history of film design. Washington: Plume Book, 1978.
  • BAUDRILLARD, Jean – O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973.
  • ECO, Umberto - O hábito fala pelo monge IN Psicologia do vestir. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.
  • ETTEDGUI, Peter – Production design & art direction – screencraft. Switzerland: Roto Vision Book, 1999.
  • FLAKSMAN, Marcos - Depoimento contido no pressbook do filme O Xangô de Baker Street, 2001.
  • LUMET, Sidney – Fazendo filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
  • MORIN, Edgar – As estrelas – mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
  • RATTO, Gianni – Antitratado de cenografia. São Paulo: Ed. Senac, 1999.
  • SCHAPIRO, Meyer - Impressionismo - reflexões e percepções. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
  • TARKOVSKI, Andrei – Esculpir o tempo São Paulo: Martins Fontes, 1990.