7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Gestão

A Utilização do Design como Ferramenta de Gestão na Pequena Empresa de Confecção do Vestuário

The use of design as administration tool in the clothes manufacture small companies

Resumo

A condição de subcontratação nas pequenas empresas do vestuário limita a utilização do design de moda como estratégia de competitividade, aspecto que teria o desenvolvimento de novos produtos como fator de diferenciação competitiva. Nas pequenas empresas a maioria familiar, percebe-se continuam sendo geridas por seu criador, totalmente absorvido pelas atribuições cotidianas, situação que não lhe permite a apropriação das novas tecnologias e ferramentas de analise, controle e gestão que fazem parte dos conteúdos didáticos nas escolas de design de moda que formam os novos profissionais, uma dificuldade na compreensão e utilização das novas tecnologias problematiza a contratação dos novos profissionais.
Palavras-chave:gestão, design de moda, novas tecnologias

Abstract

The sub employment condition in the clothes manufacture small companies limits the use of fashion design as competitiveness strategy, aspect that would have the product development s as a competitive differentiation factor. In the small companies mostly familiar, it is noticed that they continue to be runned for its creator, totally absorbed by the daily attributions, situations that doesn't allow the appropriation of the new technologies and tools of analyzes, control and administration that are part of the didactic contents in the fashion
Keywords:administration, fashion design, new technologies

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