7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Gráfico

Uso e Aplicação da Mídia Externa em Sistemas Metroviários: Um Estudo de Caso

Use and Application of the External Media in Subway System: a Case Study

Resumo

Nas últimas décadas, os meios de comunicação em massa tem utilizado progressivamente elementos visuais para atingir seus objetivos. O desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias gráficas, bem como o uso do espaço do alcance visual são variáveis cada vez mais exploradas. Este estudo propôs-se analisar o uso do espaço destinado à mídia externa, aplicado no Metrô de São Paulo (SP), verificando os diversos tipos de mídias empregados, bem como sua validade técnica e de comunicação.
Palavras-chave:mídia externa, comunicação visual, tecnologia gráfica

Abstract

In the last decades, the exponentials ways of communicating has gradually used visuals elements to reach its objectives. The development and application of news graphics technologies, as well as the use of the space in a visual reach are topics more and more explored. This research has the propose of analyze the use of the space destined to the external media, applied in the Subway of São Paulo (SP), verifying the several types of used medias, as well as the technical validity and communication.
Keywords:external media, visual communication, graphical technology

Referências bibliográficas

  • BON, A. L. As artes gráficas e a técnica serigráfica. Tecnologia Gráfica, n.º 46, p.46-48, ago 2005.
  • CASTANHO, C. Impressão Digital x Offset: Considerações sobre tecnologia e custos. Tecnologia Gráfica, n.º 31, p.6-7, fev 2003.
  • CASTANHO JUNIOR, C. P. Impressão Digital Colorida: Aspectos técnicos e mercadológicos no crescimento da tecnologia. Tecnologia Gráfica, n.°35, p.40-41, out 2003.
  • COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ. Empresa. In: Metrô-SP, 2004. Disponível em: http://www.metro.sp.gov.br. Acessado em 04 nov. 2005.
  • FLEMING, M. W. Seybold: A curva de demanda para a impressão digital. Tecnologia Gráfica, n.º 42, p.18-22, dez 2004.
  • FONSECA, S. V. Complexidade e Casualidade: Novos Rumos para o Design. In: Encontro Nacional de Escolas de Design, Rio de Janeiro, fev. 1997. Anais do VI ENESD. Rio de Janeiro: Faculdade Carioca, 1997.
  • GOLOBOVANTE, M. da C. Publicidade e Espaço Urbano, os deslocamentos do consumo. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Salvador, 1 a 5 set. 2002. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Salvador: INTERCOM, 2002. p. 1-14.
  • GONZÁLES, G. Impressão em grandes formatos, um mundo a conquistar. Tecnologia Gráfica, n.º 44, p.28-31, abr 2005.
  • HELLMUTHHÄUSER, D. Impressão Plana: Coolcure chega à offset plana. Tecnologia Gráfica, n.º 35, p.34, out 2003.
  • METRÔ RIO. Mídia. Disponível em: http://www.metrorio.com.br. Acessado em 06 nov. 2005.
  • NOJIMA, V. L. M. dos S. Uma Experiência de Percepção Visual no Ambiente Urbano. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo, 03 a 05 nov. 1994. Anais do I P&D Design, Estudos em Design. São Paulo: Universidade São Judas Tadeu, 1994. p. 25-36
  • PESSOA, T. Design e Produção Gráfica: Em Alta Velocidade. Profissional Publish, n° 80, p.64, 2005.
  • PINCIGHER, E. Metrô, a Estatal que dá Lucro. Home Revista Isto É Dinheiro, nº 385, 2005. Disponível em: http://www.terra.com.br/istoedinheiro/385/negocios/metro.htm. Acessado em 04 nov. 2005.
  • SILVA, R. A. P. da. O chamado da mídia exterior: Faz um 21. In: Congresso Brasileiro da Comunicação, Campo Grande, set. 2001. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, Campo Grande: INTERCOM, 2001. p. 1-12.
  • STORAENZO (Ed.) Graphic Fine Paper Facts [Catalog]. Storaenzo Fine Paper. s.d. 75p.