7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Processos Interativos e Imersivos

“Pervasive computing”: mobilidade e interação.

Pervasive computing: mobility and interaction.

Resumo

Este texto aborda o contexto da comunicação móvel, especificamente as interfaces denominadas “pervasive computing”, e suas interferências nas formas de sociabilidade contemporânea. Após uma breve introdução técnica do dispositivo, pretende-se apresentar o conceito de design da interação como o fundamento teórico determinante no processo de elaboração dos dispositivos. Os projetos "hug shirt” e “umbrella.net” serão apresentados para apontar a característica mobilidade e comunicação dos sistemas híbridos. Este texto não pretende exaurir as questões teóricas que estes novos produtos culturais parecem evocar, mas apontar que outros contornos para as relações homem/homem e homem/máquina estão sendo propostos.
Palavras-chave:“pervasive computing, design da interação, comunicação móvel

Abstract

This paper is concerned with the context of mobile communication and the specific interfaces named pervasive computing, to comprehend the new forms of contemporary sociability. After a brief technical introduction, the concept of interaction design will be presented as the theoretical fundament in the developing process of those devices. The projects “hug shirt” and “umbrella.net” will be presented to point out the characteristic mobility and interaction of those systems. This paper does not intend to conclude all theoretical questions of those new cultural products but to point out that other contours for human/human and human/machine relations have been proposed.
Keywords:pervasive computing, interaction design, mobile

Referências bibliográficas

  • BOLTER, J. D.; GROMALA, D. Windows and mirrors: interaction design, digital art, and the myth of transparency. Cambridge, MA: The MIT Press, 2003.
  • CIOLFI, L.; BANNON, L.J. Understanding “place” for enhancing the design of interactive environments. In: Technical Report, UL IDC, 2004.
  • CSIKSZENTMIHALYI, M. Design and Order in Everyday Life. In: The Idea of Design: A Design Issues Reader, MARGOLIN, V.; BUCHANAN, R. (editors), Cambridge, MA: MIT Press, 1995.
  • DUARTE, F. Crise das matrizes espaciais: arquitetura, cidades, geopolítica, tecnocultura. São Paulo: FAPESP; Editora Perspectiva, 2002.
  • DUNNE, A.; RABY, F. Design Noir: The Secret Life of Electronic Objects. Birkhauser, 2001.
  • HALL, E.T. The hidden dimension. 2a Edição. New York, USA: Anchor Books Editions, 1982.
  • HAYLES, N. K. Writing machines. Cambridge, London: The MIT Press, 2002.
  • LAUREL, B. Art of Human Computer Interface Design. Massachusetts: Addison-Wesley Publishing Company, 1990.
  • LEMOS, A. Cibercultura e Mobilidade. In: Derivas: cartografias do ciberespaço, LEÃO, L. (org.), São Paulo: Annablume; Senac, 2004.
  • MCLUHAN, M. Os meios de comunicação, como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix, 1995.
  • MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 2ª Edição. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1999.
  • MEYROWITZ, J. Global nomads in the digital veldt. Mídia, Cultura e Tecnologia - Revista Famecos, Faculdade de Comunicação Social: Porto