7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Social

Design para os pequeninos

Design for the smallest

Resumo

A Região Metropolitana de Fortaleza – RMF conta com vasto grupo de pequenos núcleos de trabalho compostos por profissionais autônomos que se organizam em busca de novos negócios. Mesmo sem conhecimentos técnicos advindos de um curso profissionalizante, muitos de origem humilde aventuram-se em atividades de subsistência em meio a um mercado de trabalho que requer altas qualificações. Esses grupos atuam em diversos segmentos destacando - se duas fortes aplicações no Vestuário: Artesanato e Confecção, atuando em todas as fases do processo desde a fabricação até a comercialização. Muitos programas de incentivo, promovidos por instituições públicas e privadas, vêm aprimorando a técnica desses grupos, onde são verificadas várias deficiências de atuação, sejam de natureza técnica ou ainda mercadológica. Nesse cenário, a comunidade de José Walter foi alvo do Projeto de Design e Inovação. Com o objetivo de introduzir o Design foi criado um conjunto ações conjugando os vetores: Capacitação, Avaliação e Difusão visando integrar todas as fases do processo criativo e produtivo desses grupos, aliada a visão estratégica do Design para consolidar uma identidade corporativa através da inovação.
Palavras-chave:design, inovação, vestuário

Abstract

The Metropolitan Region of Fortaleza – MRF is a place where several small groups of autonomous workers were joined together in order to find new business opportunities. Although most of them do not have profissional skills, they are trying to get a place in a market that wants, more and more, qualified workers. Such groups are important into two branches of the industrial sector of clothing: workmanship and ready-make articles. They work in the whole process, since the manufacture until the final sale. There exist in the city several incentive programs to benefit these groups. One of them was introduced into the José Walter district, the Desig and Innovation Project. Such a project has as a goal the integration of the whole productive process, conjugating the following vectors: qualification, valuation and diffusion. Behind this effort there is a strategic Design vision to consolidate their corporative identity through innovation. to pay special attention on the quality of their written English since that has been a weak point in articles published in Brazilian conferences.
Keywords:design, innovation, clothing

Referências bibliográficas

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