7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Produto

O Design Automotivo e a Modularização

Automotive Design and Modularity

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma investigação cujo objetivo era avaliar a relação entre a modularização e o design, em três empresas brasileiras montadoras de automóveis. Ela foi motivada pela falta de literatura que relacionem a modularização com o design. Um survey foi realizado, no qual pode-se identificar que o design se encontra no centro do desenvolvimento de veículos. Por sua vez, a modularização vem sendo mais e mais considerada como estratégica. Porém, o estudo realizado apresenta uma baixa relação entre design e modularização.
Palavras-chave:design automotivo, modularização, customização

Abstract

The purpose of this work was to evaluate the degree of use of the modularity related to design. It was a qualitative research that took into account the case of three assembly plants of automobile companies. It was motivated by the lack of literature that considers the link between modularity and design. A survey was carried out with 3 expertises of the car companies in Brazil. The results pointed out that modularization is a more and more strategy. But a poor link was demonstrated towards design.
Keywords:automotive design, modularity, customization

Referências bibliográficas

  • ARBIX, Glauco e VEIGA, João Paulo Cândia. A Distribuição de Veículos sob Fogo Cruzado: em busca de um novo equilíbrio de poder no setor automotivo. Disponível em: www.tela.com.br/html/montadoras.htm. Acesso em 16 out 2005.
  • BURNS, Marshall. A fábrica do futuro. HSM Management, Boston pp. 110-113, mar, 1998.
  • BAXTER, Mike. Projeto de produto. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1998. pp 1-174.
  • BLACKENFELT, Michael. Managing complexity by product modularisation. 2001. Dissertação. Department of Machine Design, Royal Institute of Technology, Stockholm, KTH, 2001.
  • FIXSON, S. The Multiple faces of Modularity (2003). Disponível em: www.imvp.mit.edu/paper/02/Fixson_multiplefaces.pdf. Acesso em 12 jul 2005.
  • FUJIMOTO, T. e TAKEISHI, A. Modularization in the auto industry: Interlinked multiple hierarchies of product, production and suppliers systems. 2001. CIRJE-F-107 (discussion paper), Tokyo University, March, 2001.
  • GERSHENSON, J. K.; PRASAD, G. J.; ALLAMNENI, S. Modular product design: A life cycle view. Transactions of the society for Design and Process Science, vol. 3, n. 4, pp 13-26, 1999.
  • KIDDER, L. H e JUDD, C. M. Research methods in social relations. New York: Holt, CBS College Publishing, 1986.
  • LARICA, Neville Jordan. Design de Transportes: A arte em função da mobilidade. Rio de Janeiro: Editora 2AB, 2002.
  • MAGALHÃES, C. Design estratégico: integração e ação do design industrial dentro das empresas. Brasília: SENAI/DN - SENAI/CETIQT - CNPq - IBICT - PADCT - TIB, 1997.
  • MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
  • MARX, R.; ZILBOVICIUS, M.; SALERNO, M.S. The “modular consortium” in a new VW truck plant in Brazil: new forms of assembler and supplier relationship. Integrated Manufacturing Systems, n.5, 1999.
  • PELEGRINI, Alexandre Vieira. O processo de modularização em embalagens orientado para a customização em massa: uma contribuição para a gestão do design. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Paraná, 2004.
  • SAKO, Mari e MURRAY, Fiona. Modules in design, production and use: Implications for the global automotive industry. International Motor Vehicle Program (IMVP) Annual Sponsors Meeting 5-7 October 2000, Cambridge Massachusetts, USA.
  • SALERNO, Mario S. Projeto de organizações integradas e flexíveis. São Paulo: Atlas, 1998.
  • SANCHEZ, R. Using modularity to manage the interactions of technical an industrial design. Design Management Journal, vol. 2, p. 8-19. Boston MA: Design Management Institute, 2002.
  • SILVA, Christian L. Competividade e estratégia empresarial: um estudo de caso da indústria automobilística brasileira na década de 1990. Revista FAE, Curitiba, v4, nº1, jan. 2001.
  • SIMSEK, Z. Sample surveys via electronic mail: a comprehensive perspective. Revista de administração de empresas, v. 39, nº 1, p. 77-83, jan-mar. 1999.
  • ZILBOVICIUS, Mauro. Modelos para a produção, produção de modelos: contribuição à analise da gênese, lógica e difusão do modelo japonês. 1997. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.