7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Ergonomia e Usabilidade

Avaliação ergonômica da interface de usabilidade em projetos de educação a distância

Ergonomic evaluation of Usability Interface in E-learning Projects

Resumo

São grandes os desafios ao processo de ensino-aprendizagem frente aos avanços do conhecimento no domínio da ciência e tecnologia, com a evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC), propostas pedagógicas passam a ser repensadas e cursos a distância passam a utilizar a Internet como mais um instrumento valioso para transmissão e construção do conhecimento. O presente trabalho é um estudo de caso, onde foi avaliada a interface da disciplina Ciências Naturais na Educação I do curso de Pedagogia para as séries iniciais disponibilizada para os alunos, na plataforma CEDERJ, com base em métodos e técnicas de ergonomia e usabilidade de interface. Ao projetar ambientes de aprendizagem em educação a distância baseado na Web, deve ser levado em consideração as recomendações ergonômicas e de usabilidade, possibilitando assim, a facilidade de aprendizado e minimização da ocorrência de erros por parte dos usuários finais, o que colaborará para o atingir os objetivos educacionais.
Palavras-chave:interface web, usabilidade, ergonomia, educação a distância

Abstract

They are big the challenges to the process of teaching-learning front to the progresses of the knowledge in the domain of the science and technology, with the evolution of information and communication technologies (ICTs), proposed pedagogic they pass to be rethought and courses the distance starts to use the Internet as one more valuable instrument for transmission and construction of the knowledge. The present work is a case study, where the interface of the discipline Natural science was evaluated in the Education I in the Pedagogy graduation based on the CEDERJ's platform This platform was developed through ergonomics techniques and usability interface. When projecting learning atmospheres in e-learning based on the Web, it should be taken into account the ergonomic recommendations and usability, making possible like this, the learning easiness and minimization of the occurrence of mistakes on the part of the end users, what will collaborate for reaching the education objectives.
Keywords:web interface, usability interface, ergonomics, e-learning

Referências bibliográficas

  • ANDRADE, Lisandra. Desenvolvimento de interfaces ergonômicas para ambientes de ensino a distância.URL http://www.abed.org.br/congresso2002/trabalhos/texto08.htm acessado em 17 de março de 2006.
  • BASTIEN, J.M. Christian; SCAPIN, Dominique L. Ergonomic Criteria for the evaluation of human-computer interfaces. Raport Tecnique. Rocquencourt: Institut National de Recherche em Informatique et en Automatique. N. 153, jun. 1993.
  • FLEMING, Jennifer. Web Navigation the User Experience. Ed. O'Reilly, 1998.
  • Hall, R.H., Watkins, S.E. & Eller, V.E. (2003). A model of Web Based Design for Learning. In The Handbook of Distance Education, edited by M. Moore and B. Anderson, Mahwah, NJ: Erlbaum, 367-376. URL http://medialab.umr.edu/papers/handbook_2003_hall.pdf acessado em 10 de setembro de 2005
  • LOHR, Linda. Designig the instructional interface. Elsevier Science Ltd. Computers in Human Behaivoir, Univerity of Northern Colorado, USA, 16, p.161-182, 2000.
  • MCNEIL, S. G; ROBIN, B.R.;MILLER, R.M. Facilitating, interatcion, communication and collaboration in online courses. Elsevier Science Ltd. Computer & Geosciences University of Houston, USA, 26, p. 699-708, 2000.
  • MONK, Andrew; WRIGHT, Peter; HABER, Jeanne; DAVENPORT, Lora. Improving your human-computer interface; a practical technique. New York, Prentice Hall, 1993.
  • MORAES, Anamaria de; MONT´ALVÃO, Cláudia. Ergonomia: Conceitos e Aplicações. iUsEr. 2003.
  • MORAES, Anamaria de. Interação Humano-Computador Design e Avaliação de Interface. iUsEr. 2002.
  • ________. Design e avaliação de interface: ergodesign e interação humano-computador / Organizador Anamaria de Moraes – Rio de Janeiro: iUsEr, 2002.
  • NIELSEN, Jacob. Advances in Human Computer Interaction - vol.5. Ablex Publishing, 1995.
  • NIELSEN, Jacob; MACK, Robert L. Usability inspection methods. John Wiley & Sons, 1994.
  • MORAN, J. M.; MASETTO, M. & BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2000.
  • SANTOS, Robson Luís Gomes dos. Ergonomização da interação homem-computador: abordagem heurística para avaliação de interfaces. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, 2000.