
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design Ergonomia e Usabilidade
Avaliação ergonômica da interface de usabilidade em projetos de educação a distância
Ergonomic evaluation of Usability Interface in E-learning Projects
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ANDRADE, Lisandra. Desenvolvimento de interfaces ergonômicas para ambientes de ensino a distância.URL http://www.abed.org.br/congresso2002/trabalhos/texto08.htm acessado em 17 de março de 2006.
- BASTIEN, J.M. Christian; SCAPIN, Dominique L. Ergonomic Criteria for the evaluation of human-computer interfaces. Raport Tecnique. Rocquencourt: Institut National de Recherche em Informatique et en Automatique. N. 153, jun. 1993.
- FLEMING, Jennifer. Web Navigation the User Experience. Ed. O'Reilly, 1998.
- Hall, R.H., Watkins, S.E. & Eller, V.E. (2003). A model of Web Based Design for Learning. In The Handbook of Distance Education, edited by M. Moore and B. Anderson, Mahwah, NJ: Erlbaum, 367-376. URL http://medialab.umr.edu/papers/handbook_2003_hall.pdf acessado em 10 de setembro de 2005
- LOHR, Linda. Designig the instructional interface. Elsevier Science Ltd. Computers in Human Behaivoir, Univerity of Northern Colorado, USA, 16, p.161-182, 2000.
- MCNEIL, S. G; ROBIN, B.R.;MILLER, R.M. Facilitating, interatcion, communication and collaboration in online courses. Elsevier Science Ltd. Computer & Geosciences University of Houston, USA, 26, p. 699-708, 2000.
- MONK, Andrew; WRIGHT, Peter; HABER, Jeanne; DAVENPORT, Lora. Improving your human-computer interface; a practical technique. New York, Prentice Hall, 1993.
- MORAES, Anamaria de; MONT´ALVÃO, Cláudia. Ergonomia: Conceitos e Aplicações. iUsEr. 2003.
- MORAES, Anamaria de. Interação Humano-Computador Design e Avaliação de Interface. iUsEr. 2002.
- ________. Design e avaliação de interface: ergodesign e interação humano-computador / Organizador Anamaria de Moraes – Rio de Janeiro: iUsEr, 2002.
- NIELSEN, Jacob. Advances in Human Computer Interaction - vol.5. Ablex Publishing, 1995.
- NIELSEN, Jacob; MACK, Robert L. Usability inspection methods. John Wiley & Sons, 1994.
- MORAN, J. M.; MASETTO, M. & BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2000.
- SANTOS, Robson Luís Gomes dos. Ergonomização da interação homem-computador: abordagem heurística para avaliação de interfaces. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, 2000.