
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design Editorial
Considerações sobre o leitor e a leitura para uma abordagem no design de livro.
Considerations about reader and reading in a book design approach.
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- CHANDLER, Daniel. The Sapir-Whorf Hypothesis. The Media and Communications Studies Site, 1995. (http://www.aber.ac.uk/media/Documents/short/whorf.html)
- CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita São Paulo: Editora Unesp, 2002.
- et al. Cultura escrita, literatura e História. Porto Alegre: Artmed, 2001.
- A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas nos séculos XIV e XVIII, Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
- Práticas da leitura (org.) São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
- COELHO, Luis Antonio. Mudando de patamar: a pesquisa no design, in InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação, 2005. (http://www.infodesign.org.br/pdf/Artigo5_Ponto_Vista_LAC.pdf)
- FISH, Stanley. Why no one's afraid of Wolfgang Iser in COBLEY, Paul (editor)The communication theory reader Nova Iorque: Routledge, 1996. p. 407-425.
- FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE (Brasil). Segundo Caderno Paradidático. Projeto de Escolarização dos agentes de saúde, Rio de Janeiro - Niterói, junho de 2005. Em parceria com as Prefeituras Municipais de Angra dos Reis e Paraty, UERJ, UFF, UFRJ e ETIS.
- LEON, Márcia P. Aspectos visuais do livro didático: uma leitura. Rio de Janeiro: Departamento de Artes & Design, PUC-Rio, 2001. (dissertação de Mestrado em Design).
- NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil origens e instalação. 2ª ed.; Rio de Janeiro: 2AB, 1997.
- NUTI, Regina Maria. A linguagem na relação professor-aluno : uma análise a luz da teoria de Vygotsky, orientadora: Maria Apparecida Mamede Neves. Rio de Janeiro: Departamento de Educação PUC-Rio, 1990.
- RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico, 8ª edição, Brasília: LGE Editora, 2003.
- BEHRENS, Roy. Design and Gestalt Theory. Leonardo Online, 2004: (http://mitpress2.mit.edu/e-journals/Leonardo/isast/articles/behrens.html)
- Wikipedia – The Free Encyclopedia (http://www.wikipedia.org) Verbetes:
- Reader Response Theory:
- Sapir-Whorf Hypothesis: http://en.wikipedia.org/wiki/Sapir-Whorf_hypothesis Acessados em: novembro de 2005.