7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Interfaces Digitais

A Interatividade no Design de Hipermídia

The Interactivity in Hypermedia Design

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões a respeito da interatividade e da necessidade de se projetar a interação no design de hipermídia, especialmente neste momento que este termo é empregado em diversas acepções. O objetivo principal é o de investigar possibilidades, graus e elementos da interatividade, o papel do usuário-interator e do designer como o profissional mais preparado para conceber, planejar e projetar as ações interativas. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica a partir de referências teóricas que discutem a interatividade nas relações de linguagem, criação e tecnologia nos campos de conhecimento da comunicação, da arte e do design.
Palavras-chave:Interatividade, Design, Hipermídia

Abstract

This article presents some reflections regarding interactivity and the need of projecting interaction in hypermedia design, specially at this moment when this term has been used with different meanings. The main objective is to investigate possibilities, degrees and elements of interactivity, the role of both the user-interactor and the designer as a professional who is better condition to conceive, plan and project interactive actions. The methodology employs literary review based on theortical references discursing interactivity in relation to language, creation and technology, in the fields of knowledge of communication, art and design.
Keywords:Interactivity, Design, Hypermedia

Referências bibliográficas

  • BEIGUELMAN, G. Está Chegando a Cultura Cíbrida. In: www.uol.com.br/ tropico, 2001.
  • _. Samplear é Preciso. In: www.uol.com.br/ tropico, 2002.
  • BONSIEPE, G. Design do Material ao Digital. Florianópolis: FIESC/ IEL, 1997.
  • _. Las Siete Columnas Del Diseño. Havana: ONDI/ ISDI, 1993.
  • _.Design-the blind spot of theory or visuality / discursivity. In: www.guibonsiepe.com, 1997.
  • _. Some virtues of design. In: www.guibonsiepe.com, 1997.
  • _. Design and Cognition. In: www.guibonsiepe.com, 1999.
  • BUGAY, E. L. e ULBRICHT, V. R. Hipermídia. Florianópolis: Bookstore, 2000.
  • DOMINGUES, D. ( org.). A Arte no Século XXI. São Paulo: Unesp, 1997.
  • _.Criação e Interatividade na Ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002.
  • HIRATSUKA, T. P. HCI - Design: Uma Proposta de Concepção a partir do Conhecimento. Estudos em Design, nº 2, vol.VI,, Aend - BR, pp. 7-15, 1998.
  • KERCKHOVE, D. de. A Pele da Cultura. Lisboa: Relógio D'Água, 1997.
  • _. Connected Intelligence. Toronto: Somerville House Publishing, 1997.
  • LEMOS, A. Andar, Clicar e Escrever Hipertextos. In: www.facom.ufba.br/hipertexto/andre.html, 2002.
  • MACHADO, A. Pré-Cinemas & Pós-Cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
  • _.Hipermídia: o Labirinto como Metáfora. In: D. Domingues (org). A Arte no Século XXI. São Paulo: Unesp, 1997, pp.144-154.
  • _. O Sujeito no Ciberespaço. In: J.L.A. Prado (org.). Crítica das práticas Midiáticas [da sociedade de massa às ciberculturas]. São Paulo: Hackers Editores, 2002.
  • MOURA, M. O Design de Hipermídia. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
  • PARENTE, A. O Virtual e o Hipertextual. Rio de Janeiro: Pazulin, 1999.
  • SANTAELLA, L. A crítica das mídias na entrada do século XXI . In: J.L.A. Prado (org.). Crítica das práticas Midiáticas [da sociedade de massa às ciberculturas]. São Paulo: Hackers Editores, 2002.
  • _. Hipermídia: a trama estética da textura conceitual In: S.Bairon e L.C. Petry. Psicanálise e Historia da Cultura. São Paulo: Educs e Editora Mackenzie, 2000.