7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Desenho e design : desenhar para ver idéias

Designing to make ideas visible

Resumo

O trabalho tem como objeto de estudo impressões gráficas de experiências visuais ou sensórias, registradas em cadernos pessoais e rascunhos. Ao testar representar a idéia nova, o desenho se torna um diagrama da imagem, portanto tem desempenho semelhante ao de um signo-icônico-diagramático, terminologia da semiótica peirceana. Os ícones designam os signos que tem propriedades comuns ao objeto, e isto os torna iguais em valor e similares; suas qualidades são análogas às do objeto,e essa semelhança indica uma correspondência relacional entre suas partes. No diagrama, o signo icônico evidencia sua semelhança com o que representa através das relações existentes entre seus componentes.
Palavras-chave:Desenho, Semiótica, Processo criativo

Abstract

This work intends to study graphic registers found in personal notebooks and drafts, which make visible visual or sensorial experiences. While trying to represent the new idea in conception, the drawing becomes a diagram, and works as a diagrammatic-iconic-sign, in terms of Peirce's Semiotics. The iconic sign designate the signs which have common properties with the object, and this make them similar and equivalent in value; their qualities are analogical to the object's ones, and this similarity indicates a related correspondence between their parts. The diagrammatic sign shows similarity with what it represents by the found relations between its components.
Keywords:Design, Semiotics, Creative process

Referências bibliográficas

  • ARTIGAS, João Batista Vilanova. Cadernos dos riscos originais: projeto do edifício da FAUUSP na Cidade Universitária. São Paulo: FAUUSP, 1998.
  • ARTIGAS, Rosa (Org.). Paulo Mendes da Rocha. São Paulo: Cosac & Naify: Fundação Bienal de São Paulo: 2000.
  • BERGEIJK, Van der / HAUPTMANN, Deborah. Notations of Herman Hertzberger. Rotterdam: Nai Publishers, 1998
  • ENCICLOPEDIA GARZANTI DI FILOSOFIA. Redazioni Garzanti, 1981.p. 887-8.
  • FERRARA, Lucrécia D'Alessio. Design em espaços. São Paulo: Rosari, 2002.
  • LEITE, João de Souza. O design como gestão e a gestão do design. Palestra proferida no Seminário Um Olhar Contemporâneo, no Santander Cultural em 30 de março de 2005, disponível em http://www.apdesign.com.br/noticias
  • NASCIMENTO, Myrna de Arruda. Arquiteturas do Pensamento. Tese de doutorado apresentada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2002. Material não publicado
  • NÖTH, Winfried. Panorama da Semiótica ( de Platão a Peirce)São Paulo: Annablume, 1995
  • PEIRCE, Charles Sanders. Collected Papers. 4. ed. Cambridge: Harvard Press, 1978. 8 v.
  • PIGNATARI, Décio. Informação. Linguagem. Comunicação. 9ªed. São Paulo: Cultrix, 1989.