7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Cultura

Estrelas da tecnologia: paradigmas tecnológicos da industrialização e sua influência na produção de conhecimento no campo do design

Technological paradigms in industrialization and their influence in the design field.

Resumo

O presente trabalho se propõe a contribuir para a definição de uma epistemologia do design, a partir da compreensão do papel exercido pelas tecnologias e sua influência nas relações que envolvem o campo do design. Delimitando-se três períodos de industrialização, considerou-se uma tecnologia marcante de cada momento, respectivamente o ferro, a eletricidade e o microchip. A utilização destas tecnologias foi analisada, considerando-se sua influência no campo do design e a articulação social estabelecida.
Palavras-chave:tecnologia, design, epistemologia

Abstract

In this work, we intend to contribute to the definition of an epistemology of design, including an understanding of the role of technology and its influence in the field of design. We've considered three industrial periods, choosing the most relevant technology of each, in our opinion: iron, electricity, and the microchip. Then, we try to establish the effect on industrial design and the consequent social impact.
Keywords:technology, design, epistemology

Referências bibliográficas

  • BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 2000. 3ª edição. 2ª reimpressão
  • BENJAMIN, Walter. The Arcades Project. United States of America: Harvard University Press, 2002
  • CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000
  • DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2000.
  • DIAS, Renato Feliciano (coord.) Panorama do setor de energia elétrica no Brasil. Centro da memória da eletricidade no Brasil: Rio de Janeiro, 1988.
  • FORTY, Adrian. Objects of Desire. Design & Society from Wedgwood to IBM. New York: Pantheon Books, 1986.
  • HAUG, Wolfgang Fritz. Crítica da Estética da Mercadoria. São Paulo: Editora Unesp, 1997.
  • HESKETT, John. Desenho Industrial. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. p. 29.
  • Lê site officiel de la Tour Eiffel. http://www.tour-eiffel.fr/teiffel/fr/documentation/dossiers/index.html. Acessado em 28 de novembro de 2005, às 17:45 hs.
  • A energia elétrica no Brasil – da primeira lâmpada à Eletrobrás Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1977.
  • MARTINO, Luiz C. As epistemologias contemporâneas e o lugar da comunicação. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo. Epistemologia da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2003. pp. 69-101.
  • The role of ethnographic research in driving technology innovation: lessons from Inside Asia. http://www.intel.com/research/print/overview_ insideasia_lessons.pdf. Acessado em 28 de novembro de 2005, às 17:45 hs.