7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Desenvolvimento de Identidade Visual para Cinzeiro Portátil

Development of a visual identity for portable ashtray

Resumo

OPlaneta Terra está passando por uma forte degradação eco-ambiental e tornando-se insustentável ao longo dos anos. Existem diversos fatores que agravam a situação, mas o principal deles é a falta de conscientização das pessoas de que é importante preservar. O design gráfico pode ser uma importante ferramenta de conscientização. Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica para embasar e sustentar o projeto de desenvolvimento de uma identidade-gráfico visual para um cinzeiro portátil (esse, desenvolvido em material ecologicamente correto, serve para apagar e guardar as indesejáveis pontas de cigarros). Além de promover o produto, a identidade-gráfico visual deverá criar mecanismos que possam levar às pessoas o conceito de preservação, fazendo assim com que elas parem e reflitam sobre a problemática atual.
Palavras-chave:Cinzeiro portátil, identidade visual, meio ambiente

Abstract

The planet Earth is going through a strong eco-environmental degradation and is becoming untenable along the years. There are many factors that worsen the situation, but it is believed that the main one is the lack of consciousness from the people about the preserving importance. It is also believed that graphic design can be an important tool of awareness. This article is a bibliographic revision to sustain the graphic-visual identity development project of a portable ashtray,( this, developed in ecological material, serves to erase and to keep the undesirable cigarette tips). Besides promoting the product, the graphic-visual identity must to create mechanisms that brink to the people, the nature preservation concepts. It's necessary that they stop and think about the actual problematic.
Keywords:Portable ashtray, visual identity, environment

Referências bibliográficas

  • ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; TACHIZAWA, Takeshy; CARVALHO, Ana Barreiros de. Gestão ambiental: Enfoque Estratégico Aplicado ao Desenvolvimento Sustentável. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.
  • BAXTER, Mike. Projeto de Produto: Guia Prático para o design de novos produtos. São Paulo: Editora Edgar Blücher Ltda, 2001.
  • BROD JÚNIOR, Marcos. Projeto de Embalagens: o Desenho mediando parâmetros ecológicos / por Marcos Brod Júnior; orientador Luiz Antônio Vidal de Negreiros Gomes. Dissertação de mestrado: Universidade Federal de Santa Maria, 2004.
  • CALLENBACH,Ernestetal.GerenciamentoEcológico:EcoManagement. São Paulo: Ed. Cultrix, 1993.
  • CHAVES, Norberto. La Imagem Corporativa: Teoria y metodologia de la identificación institucional. México: Ediciones G. Gili, SA de CV, 1999. 186p.
  • ESCOREL, Ana Luisa. O efeito Multiplicador do Design – 2ª Edição. São Paulo: Editora Senac, 2000.
  • FRY, Tony. Anais P&D Design 2000. Rev. AenD-BR Estudos em Design. V.2. Rio de Janeiro: AenD, 2000
  • HAWKEN, Paul; LOVINS, Amory B.; LOVINS, L. Hunter. Capitalismo natural: criando a próxima revolução industrial. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 2002.
  • HOPFENBECK, Waldemar. Direción Y Marketing Ecológicos: Conceptos, Instrumentos Y Ejemplos Prácticos. Espanha: Ediciones Deusto, 1998.
  • LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.
  • MESTRINER, 2001. Design de Embalagem: Curso Básico. São Paulo: Makron Books, 2001.
  • MEURER, Heli. Projetação de Sistema de Administração de Sítios Virtuais: O Atualizador. Dissertação de mestrado: Programa de Pós- Graduação e Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, 2004. 130p.
  • PAPANEK, Victor. Arquitetura e Design: Ecologia e Ética.
  • Lisboa: Edições 70, 1998.
  • STRUNCK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso: Um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus Valores – 2ª Edição. Rio de Janeiro: Rio Books, 2003.