7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

A EdaDe no Museu

EdaDe in the Museum

Resumo

O artigo trata da aplicação da proposta pedagógica de educação de crianças e jovens através do design, realizada no Museu Universitário da PUCPR durante a Exposição “Paradigmas do Design 100 Cadeiras Clássicas”, organizada pelo Vitra Design Museum e trazida ao Brasil pelo Instituto Goethe. Neste artigo são expostas as relações da EdaDe - Educação através do Design com a formação da cultura em design e com a Educação Patrimonial. Apresentam-se as atividades de design, entre elas, jogos pedagógicos, palavras cruzadas, caça-palavras, investigação, e atividades de desenho, de redação e criação, propostas e realizadas com as crianças no Museu durante o período de realização da exposição.
Palavras-chave:educação e design, educação patrimonial, design no museu

Abstract

The article refers to the use of EdaDe – Children's Education by Design proposal, accomplished at the PUCPR Museum, during the exhibition “Paradigmas do Design 100 Cadeiras Clássicas”. The exhibition was organized by Vritra Design Museum and brought to Brazil by the Goethe Institute. In this article, the relationships among EdaDe, Design Culture and Heritage Education are exposed. It shows the design activities developed to support the EdaDe proposal, during the exhibition period and some observations obtained.
Keywords:design and education, heritage education, design in the museum

Referências bibliográficas

  • DANT, Tim. Material culture in the social word. Filadelfia : Open University, 1999.
  • DIAS, Reinaldo. Cultura organizacional. Campinas: Alinea, 2003.
  • DURBIN, G. et al. Learning from objects. s.l.: English Heritage, 1996.
  • FONTOURA, A. M. EdaDe – educação de crianças e jovens através do design. Florianópolis, 2002. 337p. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2002.
  • GLASSIE, Henry. Material Culture. Indianápolis : Indiana University, 1999.
  • HORTA, M. L. P. et al. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
  • LARAIA, Roque, B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2003.
  • MUSEUMS GALLERIES COMMISSION. Educação em museus. São Paulo: Edusp / Fundação Vitae, 2001.
  • VITRA DESIGN MUSEUM. Dimensions of design – 100 classical seats. Weil am Rhein : VDM / Goethe Institut, 1997.