7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

A Produção da AEnD-BR: Possibilidades de um Referencial Teórico para o Ensino de Ecodesign

AEnD-BR's Outcome: Possibilities of a Theoretical Reference for Ecodesign

Resumo

As atuais pesquisas sobre ecodesign, publicadas nos meios científicos da área, estão influenciando o seu ensino nos cursos de formação profissional. Nesse sentido, o presente artigo apresenta a análise dos artigos relacionados ao ecodesign publicados na AEnD-BR e aponta para a possibilidade de construção de um corpus teórico. Para tanto, são apresentados os percursos metodológicos que permitiram a construção da pesquisa, a análise e a interpretação dos dados obtidos na investigação e as contribuições para a construção de um possível referencial teórico para o ensino de ecodesign no Brasil.
Palavras-chave:Pesquisa em Educação, Ensino de Ecodesign, Referencial Teórico

Abstract

Contemporary researches on ecodesign published in this area scientific media, are influencing it's teaching on professional formation courses. Thus, the article displays an analysis of scientific articles related to ecodesign, published in AEnD-BR, and aims at the possibility of a theoretical corpus construction. Therefore, me displayed here the methodological steps wich wile allow the researche's construction, the analysis and interpretation of data obtained in the investigation, and it's contribuition to the construction of a possible theoretical reference to ecodesign teaching in Brazil.
Keywords:Researcho on Education, Ecodesign Teaching, Theoretical

Referências bibliográficas

  • CAPRA, Fritjof. Sabedoria incomum: conversas com pessoas notáveis. São Paulo: Editora Cultrix, 1988.
  • ______. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Editora Cultrix, 1996.
  • GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 1998.
  • KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978.
  • LUCCA, André de Souza e PANSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina. As crises ambientais como estímulo à pesquisa em educação para o desenho. In: III Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2005, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: ANPED, 2005. 1 cd-rom.
  • LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.
  • MANZINI, Ezio. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo Ed. USP, 2002.
  • PELIZZOLI, Marcelo L. A emergência do paradigma ecológico: reflexões ético-filosóficas para o século XXI. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
  • TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude e LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, v. 4, p. 215-233, 1991.