7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

Uma Experiência Interdisciplinar no Ensino de Design Relacionada ao Desenvolvimento Sustentável

An Interdisciplinar Experience in the Design Teaching Releated on the Sustainable Development

Resumo

Buscando aproximar o ambiente universitário do contexto profissional procurou-se, por meio de uma experiência interdisciplinar, propor aos estudantes do 3º ano do curso de Design da UNIVILLE, a integração dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do ano letivo, nodesenvolvimento de um único projeto de produto voltado para o Design Sustentável. O projeto está apoiado em autores da área da educação que defendem a integração das pequenas unidades de cada disciplina no processo de um único projeto. Este artigo procura relatar uma experiência desenvolvida, apresentando a metodologia de trabalho aplicada, bem como o resultado do trabalho dos estudantes envolvidos.
Palavras-chave:interdisciplinaridade, metodologia de projeto, design sustentável

Abstract

In order to integrate the academic environment with the professional context by an interdisciplinary experience, it was proposed to 3rd year Design course students of UNIVILLE an integration of knowledge obtained in the disciplines of school year on the development of a single product design project with emphasis on sustainable design. This project is supported by authors of education who defend the integration between single disciplines in an unified program. This article intends to report de experience, presenting its methodology, as well as the results obtained by the students.
Keywords:interdisciplinary, project methodology, sustainable design

Referências bibliográficas

  • ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade : pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2003
  • DOVEIL, Frida. Recomeçando pelo Design. Experiências com os materiais: um tema em direção à sustentabilidade. Disponível em http://www.arcdesign.com.br/index_nl.php?file=news%2FsiteNoticias.php?cat=4 Acesso em :17 junho 2005.
  • FUTRELL, Charles M. Vendas: Fundamentos e novas práticas de gestão. São Paulo: Saraiva, 2003.
  • KINDLEIN JUNIOR, Wilson; BRAUM, Adriana Farias; GUANABARA, Andréa Seadi. Estudo da melhoria da sustentabilidade de projeto de novos produtos baseados na biônica. Anais P&D Design. São Paulo, 2004.
  • KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2001.
  • MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo. Porto Alegre : Artmed, 1998.
  • SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. Publicado no Jornal “A Razão” em 01.07.1999.
  • Interdisciplinaridade como superação da fragmentação. in http://geocities.yahoo.com.br/holgonsi/interdisciplinar3. Acessado em: 16 mar, 2006.
  • THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.